Jogos aquáticos nas sessões de actividades aquáticas na primeira infância uri icon

resumo

  • O meio aquático é um dos ambientes mais ricos e diversos para a estimulação psicomotora de crianças. Os programas de actividades aquáticas na primeira infância têm se voltado de forma crescente para estilos de ensino menos rígidos e formais, com uma maior preponderância da componente lúdica. Comparativamente com as restantes actividades aquáticas de índole educativa, as que se reportam à primeira infância apresentam claramente uma lacuna na apresentação de propostas alternativas e lúdicas para o desenrolar das sessões. Foi objectivo deste trabalho propor uma selecção de jogos aquáticos de índole educativa para serem apresentados num programa de actividades aquáticas na primeira infância tomando em consideração: (i) os conteúdos e progressão pedagógica deste tipo de programas; (ii) os seus objectivos; (iii) os estilos de ensino possíveis de serem implementados e; (iv) a taxionomia dos jogos aquáticos educativos.

autores

  • Tiago Manuel Cabral dos Santos Barbosa
  • Barbosa TM
  • Costa, M.J.
  • Marinho, D.A.
  • Silva, A.J.
  • Marta Martins
  • Queiros, Telma

data de publicação

  • janeiro 1, 2013