A perspectiva do estudante da UTFPR sobre responsabilidade social corporativa: o caso da marca Renault
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Os estudos sobre a responsabilidade social corporativa (RSC) têm sido debatidos desde meados da década de 80, devido à complexidade e às consequências das relações entre empresas e sociedade. Porém, apesar da intensificação dos estudos na área, ainda não há consenso sobre a importância e o impacto da RSC nas escolhas dos consumidores. Dessa forma, o presente trabalho procurou investigar a influência das atividades de RSC da empresa automobilística Renault sobre o valor de marca, tendo por base a perspetiva dos estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A presente investigação fundamentou-se nos estudos de RSC, nos conceitos de marca, nas definições de brand equity e nas diferentes abordagens de customer-based brand equity, sendo que as percepções dos consumidores foram analisadas a partir destas premissas. Para isso, foi elaborada uma pesquisa, através de um questionário online. No total foram recebidas 617 respostas, sendo que 587 respostas foram dos estudantes da UTFPR e 30 respostas do público em geral (estudantes do IPB e estudantes de outras universidades do Brasil). Estes últimos respondentes foram excluídos da amostra inicial, uma vez que o estudo teve como foco os estudantes da UTFPR, pelo que a amostra final em estudo foi de 587 inquiridos. O estudo contou com análises descritivas e inferenciais das respostas. Como conclusão foi possível observar a relação positiva entre a RSC e o valor de marca, tendo por base a perspetiva dos estudantes. Este facto pode ser explicado, principalmente, devido à grande maioria dos inquiridos não terem conhecimento sobre o que é a RSC, o que acarreta uma baixa percepção do que de fato as empresas fazem em relação a RSC. Portanto, os resultados obtidos, no presente estudo, são coerentes com outros estudos realizados, de que há uma percepção fraca dos estudantes do uso da RSC pela marca. Dessa forma, uma das sugestões de investigações futuras apresentadas, propõe a realização do estudo com os colaboradores internos da marca Renault, visando apurar se os próprios colaboradores veem as atividades de RSC desenvolvidas na empresa como um valor de marca.