Impacto da formação contínua em tecnologias digitais no desempenho docente
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A contínua aprendizagem de educadores e professores é crucial para a qualidade do ensino. As cons- tantes mudanças científicas e tecnológicas do mundo atual têm originado novos desafios à docência, nomeadamente ao nível da instabilidade e provisoriedade do conhecimento e da introdução das tecno- logias digitais na educação. Com efeito, a permanente atualização científica e pedagógica e a aquisição de competências digitais são fundamentais para o desenvolvimento profissional dos professores e edu- cadores, com vista ao seu aperfeiçoamento, melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens, e, consequentemente o sucesso educativo. O propósito deste estudo visa analisar o contributo da for- mação contínua no desenvolvimento profissional docente, particularmente na área das tecnologias de informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas. A recolha de dados foi realizada no ano letivo 2017/2018, numa oficina de formação intitulada ‘A utilização de dispositivos móveis em con- texto de sala de aula’, de um centro de formação de associação de escolas da zona norte de Portugal. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com recurso ao relatório crítico e de autoavaliação dos formandos. Os dados foram tratados qualitativamente, atendendo a um procedimento de análise de conteúdo para aferir as motivações dos professores e educadores para a participação na oficina de formação e os impactos da formação contínua no desempenho docente, ao nível do trabalho a desenvolver em contexto educativo com a transferência dos conhecimentos adquiridos. Os resultados parecem apontar que os professores e educadores consideram necessário o desenvolvimento de compe- tências digitais e reconhecem o impacto positivo da formação no que se refere à atualização e aquisição de conhecimentos, alteração das suas práticas, desempenho na sala de aula, promoção do trabalho colaborativo, da mudança e da inovação. As principais conclusões indicam para a necessidade de de- senvolvimento profissional contínuo na área das tecnologias de informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas.