Jogos educativos e aprendizagem cooperativa em contexto de prática pedagógica Conference Paper uri icon

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  • Atualmente os professores deparam-se com realidades muito distintas em contexto de prática pedagógica. Conseguir motivar todas as crianças para a aprendizagem é uma tarefa complexa, pelo que é imprescindível utilizar metodologias e materiais diversos para que tal aconteça. Este estudo surgiu da verificação, in loco, que era necessário desenvolver estratégias que cativassem e envolvessem as crianças nas aprendizagens em contexto de sala de aula. Este realizou-se durante o estágio integrado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 3.º ano de escolaridade, com idades de 8 e 9 anos. Inicialmente, desenvolveu-se uma pesquisa sobre a utilização de jogos educativos e a valorização da aprendizagem cooperativa em contexto de prática pedagógica e, no momento seguinte implementaram-se atividades em contexto de sala de aula, com o objetivo de perceber quais as vantagens e as desvantagens da utilização destas estratégias nesse contexto. Após a implementação de algumas dessas atividades, recorreu-se ao diálogo com as crianças para saber a sua opinião sobre o tipo de estratégias que tinham sido levadas a efeito. O feedback foi bastante positivo. Este confirma os dados de outros estudos que fundamentam a nossa pesquisa e que referem que uma aula em que se privilegie a aprendizagem em ação, a interação e o lúdico, a mesma envolve mais as crianças, desperta mais interesse e, consequentemente, verifica-se um maior empenho por parte dos mesmos. Os dados recolhidos permitem-nos concluir que as estratégias pedagógicas se refletem diretamente no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, sendo que o professor desempenha um papel fulcral na seleção, planeamento e na organização das atividades, quer recorrendo aos jogos educativos ou outro tipo de recursos.

publication date

  • June 2019