Jogos educativos e aprendizagem cooperativa em contexto de prática pedagógica
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Atualmente os professores deparam-se com realidades muito distintas em contexto de
prática pedagógica. Conseguir motivar todas as crianças para a aprendizagem é uma tarefa
complexa, pelo que é imprescindível utilizar metodologias e materiais diversos para que tal
aconteça. Este estudo surgiu da verificação, in loco, que era necessário desenvolver
estratégias que cativassem e envolvessem as crianças nas aprendizagens em contexto de
sala de aula. Este realizou-se durante o estágio integrado na unidade curricular de Prática de
Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico, com uma turma de 3.º ano de escolaridade, com idades de 8 e 9 anos.
Inicialmente, desenvolveu-se uma pesquisa sobre a utilização de jogos educativos e a
valorização da aprendizagem cooperativa em contexto de prática pedagógica e, no
momento seguinte implementaram-se atividades em contexto de sala de aula, com o
objetivo de perceber quais as vantagens e as desvantagens da utilização destas estratégias
nesse contexto.
Após a implementação de algumas dessas atividades, recorreu-se ao diálogo com as crianças
para saber a sua opinião sobre o tipo de estratégias que tinham sido levadas a efeito. O
feedback foi bastante positivo. Este confirma os dados de outros estudos que fundamentam
a nossa pesquisa e que referem que uma aula em que se privilegie a aprendizagem em ação,
a interação e o lúdico, a mesma envolve mais as crianças, desperta mais interesse e,
consequentemente, verifica-se um maior empenho por parte dos mesmos.
Os dados recolhidos permitem-nos concluir que as estratégias pedagógicas se refletem
diretamente no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, sendo que o professor
desempenha um papel fulcral na seleção, planeamento e na organização das atividades,
quer recorrendo aos jogos educativos ou outro tipo de recursos.