Educação para o empreendedorismo em duas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha Conference Paper uri icon

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  • Sociedade da informação e do conhecimento, sustentabilidade, educação para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), inovação, empreendedorismo, empregabilidade e educação ao longo da vida são termos que têm vindo a assumir particular importância neste século. Capacidade e espírito (intra)empreendedor e competências específicas ao nível das TIC são algumas das principais competências que se exigem aos cidadãos. Mas, estará a Escola, nos seus diversos níveis de ensino, ciente desta realidade? Favorecerão os currículos atuais a aquisição de competências no âmbito do empreendedorismo? Estarão os professores conscientes destes novos desafios? Que iniciativas ou projetos os professores têm ao seu dispor para transformar a realidade e melhorá-la? A necessidade de os alunos de 4.º, 6.º, 9.º, 12.º e do último ano dos cursos profissionais produzirem um projeto final aplicado enquadrado no âmbito do empreendedorismo é reconhecida há cerca de uma década. Por conseguinte, justifica-se a necessidade de uma formação onde os docentes possam refletir sobre a educação para o empreendedorismo, aperfeiçoando, paralelamente a educação para as TIC. Por conseguinte, pretende-se apresentar a síntese da literatura que permitiu descobrir tendências em projetos ou estudos prévios, no contexto português, para promover a formação contínua de professores ao nível do empreendedorismo e tecnologias associadas para, posteriormente, se apresentar o plano de formação contínua em educação para o empreendedorismo e para as TIC que daí resultou. A construção das atividades que compõem o curso basearam-se no “Model for Entrepreneurship Development” ou Modelo CGI (CG International). Em suma, o curso de formação pretende oferecer atividades baseadas numa metodologia ativa “learning by doing” proporcionando aos formandos: o aprofundamento da educação para o empreendedorismo; uma oportunidade para descobrir e testar as suas competências e capacidades empreendedoras; uma oportunidade para planear e desenvolver aulas baseadas no empreendedorismo; bem como, uma experiência de formação que proporcionará momentos lúdicos enquanto aprende.
  • Sociedade da informação e do conhecimento, sustentabilidade, inovação, educação para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), educação para o empreendedorismo, empregabilidade e educação ao longo da vida são termos que têm vindo a assumir particular importância neste século. Capacidade e espírito (intra)empreendedor e competências específicas ao nível das TIC são algumas das principais competências que se exigem aos cidadãos. Mas, estará a Escola, nos seus diversos níveis de ensino, ciente desta realidade? Favorecerão os currículos atuais a aquisição de competências no âmbito do empreendedorismo? Estarão os professores conscientes destes novos desafios? Que iniciativas, oportunidades de formação ou projetos os professores têm ao seu dispor para transformar a realidade e melhorá-la? A necessidade de os alunos de 4.º, 6.º, 9.º, 12.º e do último ano dos cursos profissionais produzirem um projeto final aplicado enquadrado no âmbito do empreendedorismo é reconhecida há cerca de uma década. Parece, cada vez mais, justificar-se a necessidade de uma formação onde os docentes possam refletir sobre a educação para o empreendedorismo, aperfeiçoando, paralelamente a educação para as TIC. Nesta perspetiva, pretende-se apresentar a síntese da literatura que permitiu descobrir tendência sem projetos ou estudos prévios, no contexto português e espanhol, para promover a formação contínua de professores ao nível do empreendedorismo e tecnologias associadas para, posteriormente, se apresentar o plano de formação contínua em educação para o empreendedorismo e para as TIC que daí resultou. A construção das atividades que compõem o curso basearam-se no “Model for Entrepreneurship Development” ou Modelo CGI (CG International). Em suma, o curso de formação pretende oferecer atividades baseadas numa metodologia ativa “learning by doing” proporcionando aos formandos: o aprofundamento da educação para o empreendedorismo; uma oportunidade para descobrir e testar as suas competências e capacidades empreendedoras; uma oportunidade para planear e desenvolver aulas baseadas no empreendedorismo; bem como, uma experiência de formação que proporcionará momentos lúdicos enquanto aprende.

publication date

  • January 1, 2019