Perspetiva dos estudantes sobre o papel das Instituições de Ensino Superior Público na promoção do empreendedorismo Conference Paper uri icon

abstract

  • Este trabalho pretende estudar o papel da escola na promoção do empreendedorismo sob a perspetiva dos estudantes de uma instituição pública portuguesa de ensino superior. Para tal, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e analítico baseado em dados recolhidos através de um questionário adaptado de General Entrepreneurship Monitor (2013) e aplicado diretamente a uma amostra acidental de 336 estudantes da instituição. Os dados foram analisados com recurso ao software SPSS 23.0, à estatística descritiva e aos testes de Mann-Whitney, Krukal-Wallis e Spearman ao nível de significância de 5%. Os estudantes exibiram deficiências ao nível das competências empreendedoras e desconhecimento da oferta institucional relativa ao fomento do empreendedorismo académico. A análise da correlação entre a avaliação dos incentivos ao empreendedorismo e perfil dos estudantes mostrou que, por um lado, são as alunas quem mais reivindica a realização de eventos sobre empreendedorismo. Por outro lado, são os estudantes da faixa etária superior (de 22 anos ou mais) os que mais exigem apoios institucionais. Por fim, verificou-se que à medida que o nível de formação, experiência profissional e experiência empreendedora dos estudantes aumenta, aumentam as suas reivindicações quanto aos apoios institucionais a disponibilizar-lhes.
  • Os autores agradecem à (a) Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) e ao FEDER no àmbito do programa PT2020 pelo apoio financeiro ao CIMO (UID/AGR/00690/2019) e ao (b) CETRAD, UI&D financiada por fundos nacionais através da FCT –Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no àmbito do projeto UID/SOC/04011/2019.

publication date

  • September 2019