Turismo sustentável nos empreendimentos turísticos em São Tomé e Príncipe
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral analisar a adoção de práticas de
responsabilidade social e sustentabilidade nos empreendimentos turísticos sediados em São
Tomé e Príncipe.
Para dar resposta ao principal objetivo aplicou-se como instrumento de recolha de dados um inquérito por questionário aos 21 empreendimentos turísticos localizados nas ilhas de São Tomé e do Príncipe. O instrumento encontra-se estruturado nas seguintes três partes: a primeira inclui questões para a caraterização do empreendimento; a segunda incorpora questões sobre a adoção de práticas de responsabilidade social e sustentabilidade nos empreendimentos turísticos; a terceira incorpora questões para analisar o conhecimento de medidas de responsabilidade social e sustentabilidade no setor turístico, por parte dos responsáveis (diretores/gestores) pelo empreendimento turístico. Como metodologia de investigação utilizada recorreu-se a uma análise descritiva exploratória.
Os principais resultados apontam para uma preocupação dos intervenientes para a aplicação de práticas de responsabilidade social e sustentabilidade dada a importância atribuída pelos mesmos (média de 4,4 e desvio padrão 0,607). Porém, verificou-se que ainda não é satisfatório a implementação destas (média de 3,3 e desvio padrão 0,898), nomeadamente as relacionadas com os indicadores de sustentabilidade ambiental. Através do coeficiente de correlação de Spearman pode ainda dizer-se que existe uma correlação moderada e
estatisticamente significativa a 5% (r=0,529; p-value=0,014) entre a implementação das práticas de responsabilidade social e sustentabilidade e a importância atribuída às mesmas.