AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE FORMAÇÃO DOCENTE ORIENTADO PARA O ENSINO ONLINE: CONTRIBUTOS PARA A INOVAÇÃO FORMATIVA uri icon

resumo

  • Com suporte numa revisão sistemática da literatura realizada numa pesquisa anterior (2023), procurou-se identificar e caracterizar modelos de formação docente. Posteriormente, com base nas características desses modelos, concebeu-se uma proposta de um modelo de formação docente para o ensino online, categorizado nas três principais dimensões do modelo TPACK. Nesta pesquisa, pretende-se avaliar o modelo que foi implementado em formato de ação de curta duração. Para a concretização do processo, foi adotada a metodologia de estudo de caso múltiplo, uma vez que foram concebidas duas ações. Como instrumentos de recolha de dados, adotou-se a observação participante, bem como o inquérito por questionário aplicado aos/às docentes após o término das ações. Os resultados evidenciam que o modelo é adequado à concretização da formação docente e à preparação destes/as profissionais para o ensino online, uma vez que proporciona contato com diversas tecnologias e experiências de aprendizagem alinhadas com a atualidade.

data de publicação

  • agosto 2023