MOOC sobre bullying para professores do 1.º ciclo do ensino básico Conference Paper uri icon

abstract

  • O crescimento exponencial do bullying nas escolas contribuiu de forma significativa para que exista uma necessidade urgente de formação sobre esta temática, tanto para professores e pais, como também para alunos. Paralelamente, as mudanças tecnológicas a que assistimos na última década permitem-nos diversificar e adequar a formação às realidades atuais, incluindo os ambientes on-line onde o cyberbullying pode assumir contornos para os quais muitas crianças não estão preparadas. Assim, a criação de um MOOC parece a forma mais adequada e dinâmica para ensinar e prevenir o bullying em tempos de pandemia. Sustentado por um painel de experts, este estudo pretende responder de forma clara e objetiva às seguintes questões de investigação: i) Que tipos de MOOC existem no âmbito do bullying no Ensino Básico e respetivas plataformas para a sua distribuição? ii) Como é que este tipo de formação pode contribuir para a formação de professores? Que características podemos incluir no sentido de melhorar ou inovar a estrutura de um novo MOOC?
  • The exponential growth of bullying in schools has contributed significantly to the urgent need for training on this topic, both for teachers and parents, as well as for students. At the same time, the technological changes that we have witnessed in the last decade allow us to diversify and adapt training to current realities, including online environments where cyberbullying can take on dimensions that many children are not prepared for. Thus, the creation of a MOOC seems the most appropriate and dynamic way to teach and prevent bullying in times of a pandemic. Supported by a panel of experts, this study aims to answer clearly and objectively the following research questions: i) What types of MOOC exist in the scope of bullying in Primary Education and the respective platforms for its distribution? How can this type of training contribute to teacher training? What characteristics can we include to improve or innovate the structure of a new MOOC?

publication date

  • January 1, 2021