Organização da floricultura transmontana Conference Paper uri icon

abstract

  • Em Trás-os-Montes, o negócio das flores surge como uma actividade agrícola em franco crescimento cujo vector assenta na penetração de mercados. Apesar das condições climatéricas adversas, da concorrência nacional e comunitária e do poder negocial dos clientes, o aumento do poder de compra do consumidor e a disponibilidade de fundos comunitários surgem como oportunidades que os jovens agricultores não querem desperdiçar. O grande dinamismo a que se assiste permite perspectivar um desenvolvimento da actividade a todos os títulos notável, surgindo a inovação, o desenvolvimento do mercado, o crescimento concentrado e o desenvolvimento do produto como estratégias alternativas capazes de modelar o futuro da agricultura transmontana.
  • In Trás-os-Montes, flower’s business is growing based in a market penetration vector. Despite the adversity of climacteric factors, national and EU concurrency and business power of clients, the growth of consumer buying power and the disposability of EU funds are the opportunities that young farmers don’t want to waste. The great dynamism that characterise the business allows to perspective a remarkable development. Alternative strategies like innovation, market development, concentrate growth and product development are capable to modelling the future of floriculture in Trás-os-Montes.

publication date

  • January 1, 2002