A relação entre globalização, comunicação e perspectiva bilíngue das escolas da atualidade
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A globalização e a utilização crescente da tecnologia vêm influenciando a vida social e empresarial,
bem como as relações sociais, culturais e econômicas dos próprios indivíduos. A economia atual é
globalizada, o que impulsiona a interação entre culturas de uma maneira cada vez mais ilimitada.
Essas relações atingem âmbitos e interesses comerciais, econômicos, sociais, ou mesmo, educacionais.
A busca por informações também atinge um patamar global, sendo de extrema importância o conhecimento
de novos idiomas, principalmente aqueles pertencentes às grandes potências mundiais. Neste
sentido, sendo a Educação uma das áreas responsáveis por recolher, tratar e disseminar a informação
e por preparar o indivíduo para o mundo globalizado, surgem, escolas com uma proposta pedagógica
bilíngue, ou seja, que adotam outro idioma, além da língua materna, em seu currículo (Inglês, Alemão,
Mandarim, etc.). Uma escola bilingue é aquela que permite que o aluno adquira quatro habilidades
para se comunicar (falar, ouvir, ler e escrever) em um segundo idioma, levando em consideração, os
aspectos culturais da segunda língua aprendida. Essas habilidades, incluem uma perspectiva de ensino
que permite que o aprendiz compreenda as duas linguagens, se opondo ao método de ensino baseado
apenas na tradução. Essas habilidades compreendem à capacidade do aluno se comunicar e receber
informações levando em consideração dois idiomas. Neste sentindo, é possível relacionar a globalização
da informação com o papel da Escola como instituição formadora, ou seja, a importância da Escola
em proporcionar ao aluno o acesso ao conhecimento sobre a diversidade linguística e desenvolvimento
da consciência global da linguagem. Deste modo, busca-se compreender por meio de uma análise qualitativa
de artigos publicados nas Bases de Dados Bibliométricas Scopus e Web of Science de 2009
a 2019, as contribuições do ensino bilíngue para o desenvolvimento de capacidades linguísticas nas
crianças, partindo de uma visão benéfica e inerente ao próprio indivíduo.