Identidade profissional e susceptibilidade ao Burnout em educadores sociais em formação Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Este estudo investiga a relação entre as concepções associadas à Identidade Profissional e as competências pessoais que podem ser indiciadoras da susceptibilidade ao burnout em alunos de uma Licenciatura em Educação Social. São investigados 157 dos 250 alunos que frequentam o curso, distribuídos pelos 3 anos. Os resultados da análise factorial mostram a existência de factores associados à Identidade Profissional que sustentam visões antagónicas da profissão. Mostram, ainda, a existência de duas tendências de factores associados à percepção da Realização; à Explicação para os Insucessos e às Estratégias para Lidar com os Insucessos e os Sucessos indiciadoras uma de maior outra de menor susceptibilidade ao burnout. A análise de correlações entre os factores mostra ser possível estabelecer dois perfis de resposta articulando as concepções da identidade profissional com as competências pessoais subjacentes às duas tendências referidas.

autores

  • Fernandes, P.O.
  • Pereira, Paula Sismeiro

data de publicação

  • janeiro 1, 2008