Um espaço de empreendedorismo artístico para a comunidade da lusofonia em Bragança Conference Paper uri icon

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  • No âmbito do empreendedorismo, desde há mais de 10 anos que o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), através do seu gabinete de empreendedorismo, tem vindo a: fomentar o espírito empreendedor na comunidade académica; fornecer formação extracurricular em temáticas relacionadas com o contexto empresarial; promover o concurso nacional de ideias de negócio Poliempreende; e integrar a Rede Regional de Fomento ao Empreendedorismo, criando um ambiente favorável ao surgimento de novas iniciativas empresariais em contexto académico. Mas os alunos dos cursos de índole artística desta instituição sentir-se-ão devidamente informados e enquadrados neste espaço? Uma primeira abordagem informal deu-nos uma clara indicação de que o espaço poderia ser mais atrativo, diferente e adequado a este tipo de público. O presente estudo teve por objetivo relatar um estudo de caso para avaliar um espaço de coCriAção, no qual os alunos dos cursos de artes pudessem ter, na Escola Superior de Educação do IPB, um ambiente de troca e orientação no tocante à geração, desenho e desenvolvimento das suas ideias e projetos de negócio. Com o entendimento de que um espaço dessa natureza propiciaria a conexão de ideias e de pessoas diversas e oriundas tanto de Portugal como do Brasil ou de países africanos de língua oficial portuguesa. Assim, através de uma abordagem teórico-prática, foram propostos encontros nos quais os alunos pudessem vivenciar a experiência de fazer parte de um espaço de troca e orientação no tocante à geração, desenho e desenvolvimento das suas ideias e projetos. O estudo de caso que apresentamos incidiu sobre: levantamento de dados acerca das reais necessidades dos alunos; apresentação de um plano de intervenção face ao perfil dos alunos e às suas necessidades; desenvolvimento do plano de formação e respetiva observação; e análise do grau de satisfação dos participantes. Assumindo que num estudo de caso os resultados são válidos só para o caso que se estuda, destacamos desde já o seu valor e importância para fornecer o conhecimento aprofundado de uma realidade delimitada. Nesta perspetiva, os resultados iniciais sinalizam que a existência de um espaço desta natureza para que os alunos se possam encontrar para explorar, experimentar e partilhar ferramentas e conhecimentos pode ser uma forma inovadora de educação para o empreendedorismo, além de ser também uma estratégia de construção coletiva considerando a diversidade da lusofonia.

publication date

  • January 1, 2019