Educação para a inclusão digital através de oficinas TIC intergeracionais Conference Paper uri icon

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  • A educação para a inclusão digital e intergeracional visa responder aos desafios educativos e sociais do envelhecimento da população, do conflito geracional e de uma sociedade global em constante evolução tecnológica. A falta de literacia digital e solidariedade entre gerações, pode ser um fator de exclusão social e um entrave ao desenvolvimento sustentável. As oficinas TIC intergeracionais, enquanto promotoras de uma educação para a inclusão digital e intergeracional, têm como objetivo fomentar práticas educativas intergeracionais através das TIC, e visam: promover a colaboração entre jovens, adultos e seniores na aquisição de competências digitais e na partilha de experiências e saberes; contribuir para a inclusão e a participação ativa de todos na sociedade digital; promover o envelhecimento ativo, o diálogo e a solidariedade entre gerações. Este projeto tem vindo a ser desenvolvido desde 2012 na ESE de Bragança, com a participação de estudantes da instituição e da comunidade local. As oficinas são gratuitas e os participantes voluntários. Decorrem num contexto de aprendizagem não-formal, uma vez por semana, com a duração de 2 horas e a orientação de uma docente especialista na área. As oficinas são adaptadas aos interesses e necessidades do grupo, com a participação dinâmica de todos os envolvidos no processo educativo. Enquanto os estudantes apoiam os adultos e idosos partilhando as suas experiências com as novas tecnologias e competências digitais, os adultos e idosos compartilham histórias de vida e saberes com os jovens. Enquanto encontro educativo entre gerações com benefícios mútuos para todos os participantes, o projeto tem alcançado os objetivos e vindo a revelar-se extremamente positivo. A educação para a inclusão digital e intergeracional constitui-se como um desafio para refletir sobre o papel que o diálogo intergeracional pode ter, enquanto catalisador de iniciativas centradas na promoção da cidadania educacional para o desenvolvimento de sociedades pacíficas e prósperas.

publication date

  • January 1, 2016