As folhas de oliveira cv. cobrançosa, como fonte de compostos ativos: efeito do processo no teor de antioxidantes
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Nos últimos anos tem havido grande procura no mercado por produtos ricos em antioxidantes e com benefícios para a saúde. A oliveira e os seus derivados são uma fonte natural de compostos com elevada atividade biológica, destacando-se as folhas, com grande abundância, mas de pouca utilização. Contudo, para o seu aproveitamento, e maximização da sua atividade biológica, é necessário otimizar o processo de secagem. Assim, o presente trabalho teve por objetivo determinar o melhor método de secagem de folhas da cv. Cobrançosa com vista à sua incorporação, in natura ou após extração, em alimentos pobres em antioxidantes. Folhas da cv. Cobrançosa foram sujeitas a diferentes processos de secagem: temperatura ambiente no escuro, a 35 °C em estufa de ar forçado e liofilização, nas quais se procedeu à caracterização do perfil em compostos fenólicos (HPLC/DAD) e à análise da atividade antioxidante (capacidade redutora total, diferentes grupos fenólicos, DPPH, poder redutor e taninos hidrolisáveis). Os resultados obtidos mostraram que a liofilização foi o processo mais rápido de desidratação. As folhas secas à temperatura ambiente foram as que apresentaram um maior número e quantidade de compostos fenólicos, enquanto as folhas liofilizadas mostraram a tendência inversa. A secagem à temperatura ambiente foi aquela que forneceu os melhores resultados, ou seja, folhas com maior atividade antioxidante. Em conclusão, as folhas da cv. Cobrançosa
quando secas à temperatura ambiente, e protegidas da luz, mantêm um elevado teor em compostos bioativos, e um grande valor biológico.
Nos últimos anos tem havido grande procura no mercado por produtos ricos em antioxidantes e com benefícios para a saúde. A oliveira e seus derivados são uma fonte natural de compostos com elevada atividade biológica, destacando-se as folhas, com grande abundância, mas de pouca utilização. Contudo, para o seu aproveitamento e maximização da sua atividade biológica, é necessário otimizar o processo de secagem.
Assim, o presente trabalho teve por objetivo determinar o melhor método de secagem de folhas da cv. Cobrançosa com vista à sua incorporação, in natura ou após extração, em alimentos pobres em antioxidantes.
Nuno Rodrigues agradece a "Fundos nacionais atraves da
FCT - Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, I.P., no ambito da celebracao do contratoprograma
de emprego cientifico institucional". Este trabalho foi tambem parcial mente
financiado pelo CIMO (UIDI AGRl00690/2019) atraves do FEDER no ambito do
PT2020
Nuno Rodrigues agradece a “Fundos nacionais através da FCT –
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da celebração
do contrato-programa de emprego científico institucional”. Este
trabalho foi também parcialmente financiado pelo CIMO
(UID/AGR/00690/2019) através do FEDER no âmbito do PT2020