Assessoria de gestão, tecnologias e línguas: trilogia de áreas essenciais no perfil de um profissional de secretariado
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resumo
A globalização e a internacionalização são duas das palavras-chave que tem vindo a caraterizar a sociedade destes últimos anos. Comunicar na língua materna ou em língua estrangeira adotando o estilo de comunicação e os sistemas, tecnologias ou outros suportes adequados ao contexto organizacional, cultura e língua de modo a estabelecer e manter a comunicação com terceiros, assumem vital importância em todos processos internos e externos da organização. Por conseguinte, a qualificação do capital humano é fundamental para fomentar a competitividade tanto a nível nacional como internacional.
Nesta perspetiva, cabe primordialmente às instituições do saber disponibilizar oportunidades de formação que permitam capacitar as organizações de pessoas intra-empreendedoras capazes de responder aos requisitos da sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos.
A adequação da oferta educativa em secretariado é necessária não só com vista a conseguir fazer face a novos desafios da sociedade, mas também para conseguir satisfazer as necessidades do país em quadros qualificados. Assim, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Secretariado, Cursos de nível 5 do EQF (Quadro Europeu de Qualificações) ministrados no âmbito do Ensino Superior Politécnico, apresentaram-se como a forma de atualizar para o ensino superior os CET em Secretariado no sentido de fortalecer a ligação ao primeiro ciclo de estudos (i.e. Licenciatura) e responder aos requisitos da sociedade atual.
Por conseguinte, esta comunicação tem como principal finalidade apresentar os principais factos e linhas estratégicas no âmbito da formação e da profissão do técnico de secretariado e assessoria administrativa no contexto português, decorrentes essencialmente da pesquisa bibliográfica no âmbito da metodologia de estudo analítico.