Formação em Secretariado e Assessoria Administrativa: Que futuro? Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Nas últimas duas décadas, a rápida e constante evolução da sociedade tem sido caracterizada por constantes desafios decorrentes de diversas mudanças políticas, económicas, sociais, tecnológicas, legais e ecológicas. Esta sociedade pósindustrial, denominada de sociedade da informação e do conhecimento, exige cada vez mais organizações capazes de perceber e reagir eficaz e eficientemente a tais desafios. Consequentemente, as funções dos profissionais de secretariado tiveram que se ajustar a esta nova realidade. Com vista a aperfeiçoar ou fornecer conhecimentos técnicos e científicos adequados à sociedade atual e para quadros de organizações com e sem fins lucrativos, públicas ou privadas, surgiram a nível nacional diversos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), Cursos de Licenciatura, Pós-Graduações e ações de formação no âmbito do Secretariado, Assessoria e Trabalho Administrativo. O Programa do XIX Governo refere como objetivo central da política de ensino superior a melhor adequação da oferta educativa tanto à diversidade da procura como às necessidades do país em quadros qualificados. O referido Programa aponta também para o investimento do ensino politécnico nas formações de curta duração. Neste sentido, o Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, procede à criação de um novo tipo de formação superior curta não conferente de grau, os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP). Estes cursos de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida substituirão, no ensino superior politécnico, os atuais cursos de especialização tecnológica. Em primeira instância, esta comunicação tem como finalidade apresentar os CTeSP, em geral, bem como a estrutura do plano de estudos correspondente (componente de formação geral e científica, componente técnica e componente de formação em contexto de trabalho) e as condições de acesso e de ingresso. Em última instância, tem como finalidade apresentar uma proposta de um CTeSP em Secretariado e Assessoria Administrativa. Esta proposta de formação técnica superior profissional no âmbito do Secretariado e Assessoria assenta em três pilares principais: secretariado e trabalho administrativo; línguas e comunicação plurilingue e tecnologias de informação e comunicação. Com vista a complementar estas áreas científicas, serão também tidas em consideração a aquisição de competências ao nível das ciências documentais, da gestão de projetos, do empreendedorismo, da inovação e da introdução à gestão e à estratégia.

data de publicação

  • janeiro 1, 2014