Formação em Secretariado e Assessoria Administrativa: Que futuro?
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Nas últimas duas décadas, a rápida e constante evolução da sociedade tem sido
caracterizada por constantes desafios decorrentes de diversas mudanças políticas, económicas, sociais, tecnológicas, legais e ecológicas. Esta sociedade pósindustrial, denominada de sociedade da informação e do conhecimento, exige cada vez mais organizações capazes de perceber e reagir eficaz e eficientemente a tais desafios. Consequentemente, as funções dos profissionais de secretariado
tiveram que se ajustar a esta nova realidade.
Com vista a aperfeiçoar ou fornecer conhecimentos técnicos e científicos adequados à sociedade atual e para quadros de organizações com e sem fins lucrativos,
públicas ou privadas, surgiram a nível nacional diversos Cursos de Especialização
Tecnológica (CET), Cursos de Licenciatura, Pós-Graduações e ações de formação no âmbito do Secretariado, Assessoria e Trabalho Administrativo.
O Programa do XIX Governo refere como objetivo central da política de ensino
superior a melhor adequação da oferta educativa tanto à diversidade da procura
como às necessidades do país em quadros qualificados. O referido Programa aponta
também para o investimento do ensino politécnico nas formações de curta duração.
Neste sentido, o Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, procede à criação de um novo tipo de formação superior curta não conferente de grau, os cursos técnicos
superiores profissionais (CTeSP). Estes cursos de nível 5 do Quadro Europeu
de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida substituirão, no ensino
superior politécnico, os atuais cursos de especialização tecnológica.
Em primeira instância, esta comunicação tem como finalidade apresentar os CTeSP, em geral, bem como a estrutura do plano de estudos correspondente (componente de formação geral e científica, componente técnica e componente de formação em contexto de trabalho) e as condições de acesso e de ingresso.
Em última instância, tem como finalidade apresentar uma proposta de um CTeSP em Secretariado e Assessoria Administrativa. Esta proposta de formação técnica superior profissional no âmbito do Secretariado e Assessoria assenta em três pilares
principais: secretariado e trabalho administrativo; línguas e comunicação
plurilingue e tecnologias de informação e comunicação. Com vista a complementar
estas áreas científicas, serão também tidas em consideração a aquisição de competências ao nível das ciências documentais, da gestão de projetos, do
empreendedorismo, da inovação e da introdução à gestão e à estratégia.