Longe da vista, perto da imaginação: Audioguias na acessibilidade museológica em Portugal uri icon

abstract

  • A comunicação no âmbito do turismo necessita de ser operacionalizada a partir de uma perspetiva abrangente, que interrelacione a publicitação e a promoção da oferta turística, na linha do que Chazaud (1997) e Deshayes (2002) defendem. De acordo com o primeiro autor, afigura-se fundamental desenvolver uma interface entre serviços culturais e visitantes, consideravelmente significativa no caso do turismo patrimonial e dos museus. Esta interface permite aos visitantes usufruir da visita, abrangendo, por um lado, a representação técnica de um local ou de um espólio, como é o caso dos guias humanos, audioguias ou quiosques interativos, e, por outro, a intervenção de uma variedade de serviços externos [ex.: centros de informação turística, transporte, hotéis e restaurantes], de modo a criar um produto global que se apresente apelativo aos estes visitantes. Desta forma, o enfoque deste trabalho será a utilização dos tradicionais audioguias [e subsequentes atualizações] como recurso tecnológico ao serviço do turismo patrimonial e dos museus, assim como das suas potencialidades no que se refere não só à concretização da mediação cultural espaço-espólio-visitante, mas também das suas primordiais funções pedagógica e de vulgarização da linguagem técnica [Deshayes, 2002]. Esta abordagem resulta do trabalho de investigação conduzido aquando do doutoramento, que incidiu sobre o levantamento dos audioguias disponibilizados pelos museus portugueses, e outras instituições afins, e a análise de uma amostra destes textos a partir de critérios de natureza institucional, técnica, macroestrutural e microestutural. Com base nos resultados da nossa análise, tornou-se possível corroborar as funções dos audioguias já enunciadas, bem como o seu papel fundamental na acessibilidade da generalidade dos visitantes, mas mais particularmente dos visitantes com deficiência/incapacidade visual.
  • Communication in tourism must be established from a full-blown perspective, which relates advertisement to the promotion of tourism offers, in line with what Chazaud (1997) and Deshayes (2002) uphold. According to the first author, it is of the utmost importance to develop an interface between cultural services and visitors, which is considerably significant in the case of heritage tourism and museums. This interface enables visitors to enjoy their visit, which includes, on the one hand, the technical representation of a space or collection, by means of human guides, audio guides and interactive kiosks, and, on the other, the participation of a number of external services [e.g. tourism information centres, transport, hotels and restaurants], so as to create an overall product that presents itself as appealing to these visitors. Therefore, the focus of this paper will be on the exploration of traditional audio guides [and subsequent updates] as a technological resource at the service of heritage tourism, as well as of their potential in terms of enabling cultural mediation among space-collection-visitor and fulfilling their pedagogical function and that of vulgarisation of technical language [Deshayes, 2002]. This approach results from the research project conducted in our doctorate, which dealt with listing the audio guides on offer in Portuguese museums, and other similar institutions, and with the analysis of a sample of their texts based on institutional, technical, macrostructural and microstructural criteria. Bearing in mind the results obtained from our analysis, it became possible to corroborate the above-mentioned functions of audio guides and their fundamental role in visitors’ accessibility, particularly those who are blind or visually-impaired.

publication date

  • January 1, 2018