O perfil do visitante praticante de atividades de animação turística: o caso da região Alto Trás-os-Montes
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
O presente trabalho de investigação teve como objetivo identificar o perfil do
visitante praticante de atividades de animação turística do destino turístico Alto Trásos-
Montes {ATM). Para o efeito, recorreu-se a dois tipos de análise : i) uma análise
fatorial exploratória; ii) uma análise de clusters. Aplicou-se um inquérito por
questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que praticaram alguma atividade
de animação turístico e que se deslocaram à região ATM em 2013/2014. O perfil do
grupo de visitantes que integram cada cluster foi definido em função dos fatores de
eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos na análise
fatorial, das atividades de animação turística praticadas e dos dados
sociodemográficos. Pela análise dos resu ltados foram encontrados cinco segmentos,
nomeadamente: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais';
'Indiferentes' e 'Jovens Aventureiros'. Este estudo proporciona uma melhor perceção
do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM,
permitindo ao nível deste subsetor da atividade turística, uma requalificação ou
adaptação da oferta existente.
This research aimed to identify the profile of tourist entertainment activities practitioner of Alto Trás-os-Montes (ATM) tourism destination. Therefore, it was applied two types of analysis: i) an exploratory factor analysis; ii) a clusters analysis. A questionnaire was applied to domestic and foreign visitors who visit Alto Trás-os-Montes region in 2013/2014 and practice some tourism entertainment activity. The group of visitors profile within each cluster was defined according the destination factors choice - motivational factors and attractive factors, obtained in factor analysis, the practiced tourism entertainment activities and the sociodemographic data. The analysis of the results were found five segments, namely: ‘Rural Lovers’; ‘Rural Explorers’; ‘Regional Explorers’; ‘Unmoved’ and ‘Young Adventurers’. This study provide a better perception of Alto Trás-os-Montes (ATM) tourist consumer of tourism entertainment activities, allowing the level of this sub-sector of tourism activity, requalification or adaptation of the existing supply.