O advento e generalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a evolução da Internet provocaram transformações e novas oportunidades na sociedade actual. Com as alterações ocorridas na World Wide Web, o termo Web 2.0 começou a ser amplamente utilizado para descrever um conjunto de tecnologias, atitudes e conceitos.
A presente investigação apresenta as ferramentas Web 2.0, como área de estudo no âmbito da tecnologia educativa, da educação no contexto da Sociedade da Informação e do Conhecimento e da formação inicial de professores, num tempo em que se exigem novos papéis e competências à sociedade, em geral, e à escola, em particular.
O presente estudo visou, primeiramente, averiguar o nível de utilização das tecnologias Web 2.0 num curso de Educação Básica e, posteriormente, explorar diversas ferramentas Web 2.0 (blog, wiki, podcast, webquest, moodle e del.icio.us) como meio de produção individual e colectiva de informação para suportar os processos de ensino/aprendizagem.
Este estudo foi implementado com uma turma de 1º ano da formação inicial de professores, no ano lectivo 2007/2008, no âmbito da unidade curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação (TICE). Foi também aplicado um questionário aos docentes da instituição (IPB) para averiguar a utilização que fazem das ferramentas da Web 2.0 a dois níveis: uso pessoal e académico.
Recorrendo a diversos instrumentos de recolha quantitativos e qualitativos - questionários, sondagem, brainstorming (geração de ideias), conteúdos electrónicos, observação directa e observação participante - obtiveram-se dados provenientes de fontes diversas para, através da sua leitura cruzada, se descrever e analisar o impacto das aprendizagens obtidas com a utilização das ferramentas Web 2.0 na formação do futuro professor.
Os resultados obtidos permitem aferir do potencial educativo destas ferramentas e a influência que as mesmas poderão fruir na actividade do futuro professor. The advent and spread of Information and Communication Technologies (ICT) with the development of the Internet brought new opportunities and changes in society. Following changes on the World Wide Web, the term Web 2.0 began to be widely used to describe a set of technologies, attitudes and concepts.
The Web 2.0 tools are here presented as an area of study in the fields of educational technology, education in the Society of Information and Knowledge and initial teacher training, in a time when new roles and competences are required from society, in general, and from school in particular.
This study aimed, firstly, at assessing the level of use of Web 2.0 technologies in a course of Basic Education, and subsequently exploring various Web 2.0 tools (blog, wiki, podcast, webquest, moodle and del.icio.us) as tools for individual and collective production of information to support the teaching/learning processes.
This study was implemented with a 1st year class of initial teacher education in the academic year 2007/2008, within the curriculum unit of Information and Communication Technologies in Education (ICTE). A questionnaire was also applied to teachers of the institution (IPB) to determine the uses of Web 2.0 tools at two levels: personal and academic.
Various instruments – questionnaires, survey, brainstorming, electronic content, direct observation and participant observation – were used to collect quantitative and qualitative data that were analyzed through cross-reading to describe the impact of learning obtained from the use of Web 2.0 tools in the training of future teachers.
The results allow to estimate the educational value of these tools and the influence that they can have in future activity of teachers. La aparición y la propagación de la Información y la Comunicación (TIC) y el desarrollo de Internet trajeron nuevas oportunidades y cambios en la sociedad. Con los cambios en la World Wide Web, el término Web 2.0 ha comenzado a ser ampliamente utilizado para describir un conjunto de tecnologías, actitudes y conceptos.
Esta investigación proporciona las herramientas Web 2.0, como el área de estudio como parte de la tecnología educativa, la educación en la Sociedad de la Información y el conocimiento y la formación de los docentes, un tiempo que exige nuevos roles y responsabilidades a la sociedad en general y la escuela en particular.
El objetivo del estudio fue, en primer lugar, determinar el nivel de utilización de las tecnologías Web 2.0 en un curso de Educación Básica y, posteriormente, explorar diversas Herramientas Web 2.0 (blogs, wikis, podcast, webquest, Moodle y del.icio.us) como medio individual y colectivo de producción de información para apoyar los procesos de enseño/aprendizaje.
Este estudio se llevó a cabo con una clase de 1er año de la formación inicial del profesorado en el curso académico 2007/2008, dentro de la unidad curricular de Tecnologías de Información y Comunicación en la Educación (TICE). Un cuestionario fue aplicado también a los profesores de la institución (IPB), para determinar los usos de las herramientas Web 2.0 en dos niveles: personal y académico.
El uso de diversos instrumentos para recolectar cuantitativa y cualitativa - cuestionarios, encuestas, lluvia de ideas, de contenido electrónico, la observación directa y observación participante – se han obtenido datos procedentes de distintas fuentes que, a través de su lectura transversal, describir y analizar el impacto del aprendizaje obtenido a partir de la utilización de herramientas Web 2.0 en la formación de los futuros docentes.
Los resultados mostraron evaluar el potencial educativo de estas herramientas y la influencia que pueden disfrutar en el futuro la actividad del profesor.