Formação contínua de professores a distância baseada em MOOCs
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resumo
As tecnologias de informação e comunicação têm vindo a impulsionar gradualmente a
modernização das instituições educativas. Por conseguinte, torna-se necessário que estas
instituições acompanhem a mudança que se tem vindo a verificar e que os seus professores
aproveitem as oportunidades através de modalidades a distância e de novos ambientes de
aprendizagem.
Atualmente, os Massive Open Online Courses (MOOC) constituem um exemplo de novos
ambientes de aprendizagem. Surgiram no universo do ensino superior e encontram-se em
fase de adoção mundial em diversos níveis de educação e formação. São baseados na teoria
de aprendizagem conectivista, consistem em cursos online abertos, muitas vezes gratuitos,
que permitem a inscrição de um elevado número de participantes. A adesão a esta
modalidade de formação, geralmente informal, tem vindo a ganhar expressão ao contribuir
para maximizar a equidade na educação e formação. Este foi o principal motivo para propor
uma oficina de formação, totalmente online, para os professores.
Se, por um lado, a existência deste tipo de cursos promove a formação daqueles cidadãos
que querem obter mais conhecimento, pelo outro, podem constituir ferramentas
importantes em diversas temáticas como complemento das disciplinas que os alunos
frequentam presencialmente.
Assim, parece importante que os professores adquiram as competências necessárias para
criar e distribuir os seus próprios MOOC através de uma das plataformas disponíveis.
Neste sentido foi promovida uma oficina de formação contínua de professores na
modalidade de e-learning com o intuito de sugerir os MOOC como ambientes de
aprendizagem complementares aos processos educativos convencionais. Paralelamente foi
realizado um estudo de caso com vista a aferir a sua validade. Os resultados evidenciaram
que professores distantes dos centros de formação puderam participar na mesma, levandoos
a compreender na prática as vantagens da formação online, em geral, e dos MOOC, em
particular, para além de refletir sobre este novo tipo de cursos e aprender a planear e a
desenvolver os mesmos para os seus públicos escolares.
Assim, primeiramente caracterizaram-se os tipos e variantes dos MOOC, bem como as
principais plataformas para a sua criação e distribuição. Posteriormente apresentaram-se
os aspetos mais relevantes para o processo de planeamento e desenvolvimento de um
MOOC. Finalmente evidenciaram-se os aspetos fundamentais no âmbito da realização e
avaliação da oficina de formação.
As tecnologias de informação e comunicação têm vindo a impulsionar gradualmente a modernização
das instituições educativas. Por conseguinte, torna-se necessário que estas instituições
acompanhem a mudança que se tem vindo a verificar e que os seus professores aproveitem as
oportunidades através de modalidades a distância e de novos ambientes de aprendizagem.
Atualmente, os Massive Open Online Courses (MOOC) constituem um exemplo de novos ambientes
de aprendizagem. Surgiram no universo do ensino superior e encontram-se em fase de
adoção mundial em diversos níveis de educação e formação. São baseados na teoria de aprendizagem
conectivista, consistem em cursos online abertos, muitas vezes gratuitos, que permitem
a inscrição de um elevado número de participantes. A adesão a esta modalidade de formação,
geralmente informal, tem vindo a ganhar expressão ao contribuir para maximizar a equidade
na educação e formação. Este foi o principal motivo para propor uma oficina de formação, totalmente
online, para os professores.
Se, por um lado, a existência deste tipo de cursos promove a formação daqueles cidadãos que
querem obter mais conhecimento, pelo outro, podem constituir ferramentas importantes em diversas
temáticas como complemento das disciplinas que os alunos frequentam presencialmente.
Assim, parece importante que os professores adquiram as competências necessárias para criar
e distribuir os seus próprios MOOC através de uma das plataformas disponíveis.
Neste sentido foi promovida uma oficina de formação contínua de professores na modalidade de
e-learning com o intuito de sugerir os MOOC como ambientes de aprendizagem complementares
aos processos educativos convencionais. Paralelamente foi realizado um estudo de caso com
vista a aferir a sua validade. Os resultados evidenciaram que professores distantes dos centros
de formação puderam participar na mesma, levando-os a compreender na prática as vantagens
da formação online, em geral, e dos MOOC, em particular, para além de refletir sobre este novo
tipo de cursos e aprender a planear e a desenvolver os mesmos para os seus públicos escolares.
Assim, primeiramente caracterizaram-se os tipos e variantes dos MOOC, bem como as principais
plataformas para a sua criação e distribuição. Posteriormente apresentaram-se os aspetos
mais relevantes para o processo de planeamento e desenvolvimento de um MOOC. Finalmente
evidenciaram-se os aspetos fundamentais no âmbito da realização e avaliação da oficina de formação.