Reflexão crítica sobre a implementação do plano tecnológico da educação em Moçambique Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Nas últimas duas décadas, formou-se um consenso alargado sobre a importância vital das Tecnologias de Informação e Comunicação nos contextos educativos, agravada agora pela pandemia que assola o mundo. Urge fazer uma reflexão no que toca ao nível da qualidade profissional docente no âmbito do domínio e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem moçambicano. O Plano Tecnológico de Educação tem vindo a ser implementado em Moçambique, mas importa agora perceber qual o espectro dessa implementação e que mudanças estimulou. Assim, esta reflexão crítica tem como objetivo principal compreender as práticas didáticas e pedagógicas que recorrem às TIC e que ocorrem nas salas de aula do Ensino Secundário Geral em Moçambique. Para a realização de um estudo de casos múltiplos, neste texto pretendemos responder à questão: Em que medida a implementação do Plano Tecnológico da Educação permitiu melhorar o processo de ensino-aprendizagem no ensino secundário moçambicano?
  • Nestas últimas duas décadas, formou-se um consenso alargado sobre a importância vital das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos contextos educativos, agravada agora pela pandemia que assola o mundo. Acresce também a relevância que tem vindo a assumir a estratégica da educação para o desenvolvimento harmonioso e integral das capacidades e potencialidades das sociedades em geral e de cada indivíduo em particular, impulsionando a sua realização pessoal e profissional e, até mesmo, coletiva. Neste contexto, o presente trabalho corresponde a uma reflexão crítica sobre a implementação do Plano Tecnológico da Educação no Ensino Secundário Geral em Moçambique que faz parte de um projeto de doutoramento que está a ser desenvolvido no âmbito do término do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação – especialização em Inovação e Currículo, na Universidade Jean Piaget de Moçambique. Face às constantes mutações na sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos e de acordo com atuais estratégias, medidas e cenários educativos, urge fazer uma reflexão no que toca ao nível da qualidade profissional docente no âmbito do domínio e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem moçambicano. O Plano Tecnológico de Educação tem vindo a ser implementado em Moçambique, mas importa agora perceber qual o espectro dessa implementação e que mudanças estimulou. Assim, este estudo tem como objetivo principal compreender as práticas didáticas e pedagógicas que recorrem às TIC e que ocorrem nas salas de aula do Ensino Secundário Geral em Moçambique. Para tal, definiu-se a seguinte questão como questão norteadora do estudo: Em que medida a implementação do plano tecnológico da Educação permitiu melhorar o processo de ensino-aprendizagem no ensino secundário moçambicano? Por conseguinte, considera-se o estudo de casos múltiplos como a metodologia mais adequada para estudar uma situação real em constante mudança, neste caso, a implementação do Plano Tecnológico da Educação, na perspetiva dos professores. Consequentemente, o modelo teórico Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) permitirá perceber a integração das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em Moçambique. Nesta linha, a preocupação aponta para a perceção da situação atual em Moçambique no que diz respeito a conhecimento tecnológico, conhecimento pedagógico e conhecimento de conteúdo que os professores do ensino secundário moçambicano têm para a integração das TIC no processo de ensino aprendizagem. Assim, serão considerados sujeitos da amostra, os professores e gestores das escolas secundárias localizadas nas províncias de Sofala e Manica. No âmbito desta comunicação, será apresentada uma reflexão crítica sobre o estado da investigação ao nível das componentes e resultados passíveis de serem apresentados.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021