Empreendedorismo social, turismo sustentável e aplicações móveis
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A emergência do empreendedorismo social foi devida a relevantes alterações da conjuntura
socioeconómica, política e cultural, a nível mundial, nomeadamente na procura de ações
sustentáveis e inovadoras para responder a desafios atuais complexos. O empreendedorismo
social alia o desejo de resolver um problema social, com um modelo de negócios inovador e a
adoção de uma forte orientação para o mercado. Na estratégia da União Europeia para 2020 e
nos objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU, o empreendedorismo social, as
empresas sociais e a inovação social assumem uma importância sem antecedentes. Acresce que
o turismo representa em Portugal um setor económico de extrema relevância. Nele, a utilização
de aplicativos [apps] para dispositivos móveis e as redes sociais são um auxílio a consumidores
turísticos e empreendimentos. A tecnologia permite que os utilizadores iniciem um processo de
criação de informação a partir das suas experiências, registo em websites e noutras plataformas e
posterior divulgação de conteúdos. Estas ferramentas estão a mudar a maneira como os
empreendedores, parceiros e clientes comunicam, partilham conteúdos e colaboram entre si. O
presente trabalho visa perspetivar a relevância das aplicações móveis na promoção do
empreendedorismo social, turismo e desenvolvimento sustentável de um território. Com este
conhecimento pode contribuir-se para a “educação” dos empreendedores sociais no sentido de
potenciar os seus negócios sustentáveis, dando-lhes visibilidade e, paralelamente, “educar” o
turista para a utilização responsável dos recursos. A estratégia de pesquisa será baseada num
desenho metodológico misto, combinando as abordagens quantitativa e qualitativa em vários
momentos do percurso de pesquisa. Os resultados permitem analisar casos de sucesso, fracasso
e sucesso mitigado de empreendedorismo social, o seu contributo, envolvimento e participação
ativa da comunidade local na melhoria da qualidade de vida e promoção do desenvolvimento
sustentável. A investigação possibilita ainda a identificação de estratégias de promoção e incentivo
ao empreendedorismo social visando o turismo sustentável como mais valia para a sub-região
Terras de Trás-os-Montes, onde a ameaça da desertificação é uma constante.