Empreendedorismo social, turismo sustentável e aplicações móveis Conference Paper uri icon

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  • A emergência do empreendedorismo social foi devida a relevantes alterações da conjuntura socioeconómica, política e cultural, a nível mundial, nomeadamente na procura de ações sustentáveis e inovadoras para responder a desafios atuais complexos. O empreendedorismo social alia o desejo de resolver um problema social, com um modelo de negócios inovador e a adoção de uma forte orientação para o mercado. Na estratégia da União Europeia para 2020 e nos objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU, o empreendedorismo social, as empresas sociais e a inovação social assumem uma importância sem antecedentes. Acresce que o turismo representa em Portugal um setor económico de extrema relevância. Nele, a utilização de aplicativos [apps] para dispositivos móveis e as redes sociais são um auxílio a consumidores turísticos e empreendimentos. A tecnologia permite que os utilizadores iniciem um processo de criação de informação a partir das suas experiências, registo em websites e noutras plataformas e posterior divulgação de conteúdos. Estas ferramentas estão a mudar a maneira como os empreendedores, parceiros e clientes comunicam, partilham conteúdos e colaboram entre si. O presente trabalho visa perspetivar a relevância das aplicações móveis na promoção do empreendedorismo social, turismo e desenvolvimento sustentável de um território. Com este conhecimento pode contribuir-se para a “educação” dos empreendedores sociais no sentido de potenciar os seus negócios sustentáveis, dando-lhes visibilidade e, paralelamente, “educar” o turista para a utilização responsável dos recursos. A estratégia de pesquisa será baseada num desenho metodológico misto, combinando as abordagens quantitativa e qualitativa em vários momentos do percurso de pesquisa. Os resultados permitem analisar casos de sucesso, fracasso e sucesso mitigado de empreendedorismo social, o seu contributo, envolvimento e participação ativa da comunidade local na melhoria da qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável. A investigação possibilita ainda a identificação de estratégias de promoção e incentivo ao empreendedorismo social visando o turismo sustentável como mais valia para a sub-região Terras de Trás-os-Montes, onde a ameaça da desertificação é uma constante.

publication date

  • January 1, 2019