Programa de promoção de bem-estar em idade escolar para uma educação inclusiva
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Constitui-se como objetivo central desta comunicação apresentar o Programa de Promoção de Bem-Estar em Idade Escolar – Adolescência (PEBEPSI-A), que visa promover a Qualidade de Vida e o Sucesso Académico dos Adolescentes dos 2.o e 3.o Ciclos do Ensino Básico, estimulando a reflexão e a mudança de atitudes necessárias à aquisição e à otimização de competências pessoais e relacionais com vista ao desenvolvimento e à compreensão de fatores que influenciam os comportamentos e suas dinâmicas. A Escola deve ser um espaço alegre e seguro. Para uma Escola Saudável, o bem-estar deve ser valorizado através de um trabalho positivo conjunto (Galinha, 2005, 2016, 2019). O PEBEPSI-A é um programa que assenta numa abordagem do desenvolvimento da inteligência emocional, onde a formação é defendida como condição do desenvolvimento de competências e valores do processo de tomada de decisão do ser humano ao longo da vida. Os adolescentes pensam e sentem de maneira diferente uns dos outros e apresentam necessidades psicológicas e emocionais distintas, onde as intervenções precoces podem diminuir efeitos adversos. O PEBEPSI-A focaliza-se essencialmente na operacionalização de fatores psicológicos e sociais com impacto ao nível da Educação e da Saúde. Estruturalmente, este programa compreende na sua construção pedagógica e num recorte específico, os módulos: autoconceito(s); autoestima; bem-estar intrapessoal, bem-estar interpessoal, autorregulação, otimismo, motivação, sucesso académico, autoeficácia e suporte social, eixos importantes da cognição e da afetividade que fundamentamos. Para além da caracterização do programa, apresentaremos dados resultantes de diferentes estudos que têm vindo a ser realizados, com vista à sua validação: um primeiro estudo preliminar de caráter exploratório, a primeira aplicação e avaliação do PEBEPSI-A em contexto escolar, o estudo piloto do PEBEPSI-A em contexto escolar e finalmente o estudo principal quasi-experimental do PEBEPSI-A em contexto escolar. Tendo por base o conhecimento construído acerca deste programa, reflete-se, por fim, sobre as possibilidades de novos estudos e de novos contextos de implementação do mesmo no contexto de uma Educação Inclusiva.