As tecnologias digitais na educação e formação de cuidadores formais de Alzheimer Book Conference Paper uri icon

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  • A VIII edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2022) que se realizou em modalidade mista ou híbrida (presencialmente e por videoconferência), nos dias 03 e 04 de março de 2022, contou com 27 artigos completos aceites correspondentes às mais de 70 comunicações, workshops e conferências realizadas. Os temas da ieTIC2022 incidiram sobre os movimentos e ocorrências emergentes da sociedade digital, a comunicação e interação em redes de aprendizagem e formação, a produção e integração de recursos educativos digitais, bem como as políticas e projetos para a aprendizagem e formação com TIC. No presente livro de atas destacam-se artigos com importantes contributos no âmbito de projetos, plataformas e tecnologias digitais para promoção da aprendizagem em contexto de pandemia de Covid-19; projetos, plataformas e tecnologias digitais para promover processos de cocriação e colaboração; tecnologias digitais adequadas a metodologias ativas e a especificidades educativas; competências pedagógicas, digitais e inclusivas para educadores e professores; entre outros textos selecionados que mostram as linhas de investigação atuais no contexto pos-pandémico da inovação na Educação com tecnologias digitais. Nesta nota de apresentação não poderíamos deixar de agradecer a todos quantos connosco contribuíram decisivamente para a publicação deste livro de atas, em particular: autores, revisores, oradores, participantes e muitos outros que tornaram esta edição possível em tempos pandémicos ainda incertos.
  • A integração das tecnologias digitais em processos de ensino e de aprendizagem tem correspondido a um foco crescente de investigação. O modelo Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK), entre outros, é um dos mais importantes referenciais teóricos para estudar a integração curricular das tecnologias digitais. Neste sentido, este artigo procura responder à seguinte questão: como os professores compreendem a utilização das tecnologias educativas e outras TIC no âmbito pedagógico? Para responder a esta questão, metodologicamente, procedeu- se a uma revisão narrativa da literatura, reunindo os pontos de vista de vários autores que podemos assumir como referência no âmbito desta temática. Concluímos que os professores, para além do conteúdo, também precisam conhecer como este pode ser digitalizado e trabalhado. Percebemos então que os professores precisam melhorar as suas competências para saber usar as tecnologias digitais em diversificados cenários de aprendizagem, integrando-as, por exemplo, com metodologias ativas para agilizar e potenciar a aprendizagem.
  • A internet favorece novas formas de ensino e de aprendizagem mais interativas, colaborativas e dinâmicas através de plataformas que possibilitam a criação de ambientes apropriados de aprendizagem, ricos em recursos que proporcionam experiências enriquecedoras e bidirecionais. A pandemia, que ainda enfrentamos, é a prova do quanto a utilização das tecnologias digitais foi importante para garantir a continuidade do processo educativo. Importa agora refletir sobre a usabilidade, a acessibilidade e a funcionalidade no âmbito dos sítios web e das plataformas que foram usadas durante esta época de pandemia. Consequentemente, procedeu-se a uma análise narrativa da literatura no sentido de perceber as mudanças que possam ter sido promovidas pela fase pandémica que se atravessa. Esperamos com este trabalho contribuir para a identificação de uma matriz de diretrizes ou aspetos que as entidades educativas possam ter vindo a melhorar entretanto ou possam vir a fazê-lo num futuro próximo.
  • Abstract: The integration of digital technologies in teaching and learning processes has been a growing focus of research. The Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) model, among others, is one of the most important theoretical references to study the curricular integration of digital technologies. In this sense, this article seeks to answer the following question: how do teachers understand the use of educational technologies and other ICTs in the pedagogical context? To answer this question, methodologically, a narrative literature review was carried out, gathering the views of several authors that we can assume as reference in the scope of this theme. We concluded that teachers, besides the content, also need to know how it can be digitalised and worked on. We then realized that teachers need to improve their skills to know how to use digital technologies in diversified learning scenarios, integrating them, for example, with active methodologies to expedite and enhance learning.
  • Abstract: The internet favors new forms of teaching and learning that are more interactive, collaborative, and dynamic through platforms that enable the creation of appropriate learning environments, rich in resources that provide enriching and bidirectional experiences. The pandemic, which we are still facing, is proof of how important the use of digital technologies was to ensure the continuity of the educational process. It is now important to reflect on usability, accessibility, and functionality within the scope of websites and platforms that were used during this pandemic season. Consequently, a narrative analysis of the literature was carried out to understand the changes that may have been promoted by the pandemic phase that is going through. We hope with this work to contribute to the identification of a matrix of guidelines or aspects that educational entities may have improved in the meantime or may do so soon.
  • Abstract: Under the Co-creation Portugal - Link me up project, the Polytechnic Institute of Bragança, joined the Finnish platform Demola Global. Through real problem cases, the students together with the companies go through the co-creation process, with the support of facilitators. During ten to twelve weeks the Demola process is developed, described in three main phases: (i) discovery; (ii) ideation and prototyping; and (iii) refining and delivering the final product. In the scope of this case study, the analysis of this process allowed us to conclude that: (i) The Miro platform, in the context of the Demola project, was an asset for the development of teamwork, contributing to the digital literacy of those involved. (ii) The Miro platform allowed teams to be independent from face-to-face meetings. (iii) Digital technologies showed their importance at the level of co-creation processes.
  • Although Alzheimer's dementia is irreversible, there are studies that suggest that betting on cognitive stimulation in the early stage is an asset to delay cognitive decline. To this end, it is necessary to invest in the training of formal caregivers to use digital technologies in this process. Thus, in this research, a survey of the state of the art on the related themes is carried out and, then, an investigation is carried out to support the project that it aims to develop - "Digital Alzheimer's" that fits in the training of the Master's in ICT of the Polytechnic Institute of Bragança (Portugal). The project consists of the planning and development of a documentary, as well as the development of a web page that will provide information related to the theme, as well as the produced documentary. It is hoped that the documentary and the website will contribute to literacy in the area and, especially, to raise awareness of the training and digital training of these professionals.
  • As Interfaces de Usuários Tangíveis representam um recente campo de pesquisa em interfaces homem-computador. Estudos atuais demonstraram que a interação física e a aprendizagem tangível permitem que os alunos: (i) aumentem os níveis de interesse e motivação; (ii) ser um instrumento de utilidade no processo de ensinar, aprender e tocar música; e (iii) impulsionar sua expressão criativa. Todos os procedimentos metodológicos foram conduzidos considerando as normas para revisões sistemáticas de Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e declaração de Meta-Análises. Os critérios de elegibilidade são baseados na abordagem PICO, desenho do estudo e data. Para o tema escolhemos: (1) participante (jovens alunos do ensino primário); (2) intervenção (pesquisa associada a interfaces tangíveis de usuários no ensino primário); (3) resultado (criação/composição musical); (4) desenho do estudo (coorte, caso-controle e transversal); e (5) idioma (inglês, português ou espanhol). Neste artigo, resumimos a pedagogia e as evidências de pesquisa e discutimos aplicações práticas de Interfaces de Usuários Tangíveis na composição musical para o ensino primário.
  • As Interfaces de Usuários Tangíveis representam um recente campo de pesquisa em interfaces homem-computador. Estudos atuais demonstraram que a interação física e a aprendizagem tangível permitem que os alunos: (i) aumentem os níveis de interesse e motivação; (ii) instrumento útil no processo de ensinar, aprender e tocar música; e (iii) impulsionam a sua expressão criativa. Sendo a experimentação e a criação uma das dimensões de aprendizagem essenciais associadas à área da educação musical, onde a composição de peças musicais através da combinação e manipulação de diversos elementos da música (timbre, dinâmica, altura, ritmo e forma), utilizando diferentes recursos (voz, corpo, objetos sonoros, instrumentos musicais, tecnologias e software), o foco desta investigação foi resumir, examinar e avaliar evidências da eficácia das Interfaces de Usuários Tangíveis no campo da composição musical. Todos os procedimentos metodológicos foram conduzidos considerando as normas para revisões sistemáticas de Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e declaração de Meta-Análises. Para esta revisão sistemática, procuramos as bases de dados Web of Knowledge, Scopus, ScieELO, PubMed, registos de ensaios, Google Académico e citações para frente e para trás de estudos publicados entre as bases de dados de 2018-2022. Os critérios de elegibilidade são baseados na abordagem PICO, desenho do estudo e data. Os critérios de exclusão são principalmente textos completos não relacionados, duplicados, indisponíveis ou apenas resumos. Para o tema escolhemos: (1) participante (jovens alunos do ensino primário); (2) intervenção (pesquisa associada às interfaces tangíveis de usuários no ensino primário); (3) resultado (criação/composição musical); (4) desenho do estudo (coorte, caso-controle e transversal); e (5) idioma (inglês, português ou espanhol). De 479 estudos, selecionamos 14 estudos que atenderam aos critérios de inclusão para análise. A avaliação qualitativa dos estudos foi feita por 2 revisores independentes utilizando o Índice de Qualidade. Neste artigo, resumimos a pedagogia e as evidências de pesquisa e discutimos aplicações práticas de Interfaces de Usuários Tangíveis na composição musical para o ensino primário.
  • Embora a demência alzheimer seja irreversível, há estudos que sugerem que apostar na estimulação cognitiva na fase inicial é uma mais-valia para retardar o declínio cognitivo. Para tal, é necessário investir na formação de cuidadores formais para a utilização das tecnologias digitais neste processo. Assim, nesta pesquisa efectua-se o levantamento do estado da arte sobre as temáticas relacionadas e, de seguida, realiza-se uma investigação para suportar o projeto que se ambiciona desenvolver - “Digital Alzheimer” que se enquadra na formação do Mestrado em TIC do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). O projeto consiste no planeamento e desenvolvimento de um documentário, bem como o desenvolvimento de uma página web que disponibilizará as informações relacionadas com a temática, mas também o documentário produzido. Espera-se que o documentário e a página web contribuam para a literacia na área e, especialmente, para a sensibilização para a formação e capacitação digital destes profissionais.
  • No âmbito do projeto Co-creation Portugal – Link me up, o Instituto Politécnico de Bragança, aderiu à plataforma finlandesa Demola Global. Através de casos reais de problemas, os estudantes em conjunto com as empresas passam pelo processo de cocriação, com o apoio de facilitadores. Durante dez a doze semanas é desenvolvido o processo Demola, descrito em três fases principais: (i) descoberta; (ii) ideação e prototipagem; e (iii) refinação e entrega do produto final. No âmbito deste estudo de caso, a análise deste processo permitiu-nos concluir que: (i) A plataforma Miro, no contexto do projeto Demola, foi uma mais-valia para o desenvolvimento do trabalho em equipa, contribuindo para a literacia digital dos envolvidos. (ii) A plataforma Miro permitiu que as equipas não estejam dependentes das reuniões presenciais. (iii) As tecnologias digitais mostraram a sua importância ao nível de processos de cocriação.
  • No âmbito do projeto Co-creation Portugal – Link me up, o Instituto Politécnico de Bragança, na vanguarda do espírito criativo, inovador e empreendedor e, particularmente, da cocriação, no ano de 2017, aderiu à plataforma finlandesa Demola Global, de forma a contribuir para uma melhor conexão entre a formação académica e a resolução de desafios projetados com as entidades públicas ou privadas. Através de casos reais de problemas, os estudantes em conjunto com as empresas passam pelo processo de cocriação, com o apoio de um facilitador, para encontrar uma solução viável a ser projetada para o seu mercado. Como primeiro passo do processo de cocriação formam-se equipas multidisciplinares, que ao longo de dez a doze semanas devem através de reuniões presenciais e/ou por videoconferência e da plataforma colaborativa Miro resolver o desafio proposto. Para tal, durante essas semanas é desenvolvido o processo Demola que pode ser descrito em três fases principais: (i) Fase da descoberta; (ii) fase da ideação e prototipagem; e (iii) fase da refinação e entrega do produto final. Para tal, são usadas diferentes ferramentas de geração de ideias, de análise de problemas e de design thinking que levem ao desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores. Na fase da descoberta, as primeiras quatro semanas do projeto são voltadas ao diagnóstico e compreensão do problema (ferramentas tais como os mapas mentais, as árvores do problema e a análise PESTLE são as mais comuns). Através da plataforma Miro, com uso de ferramentas recomendadas, os estudantes são desafiados a desenvolverem o pensamento crítico e o espírito de equipa para cumprir os desafios propostos desta fase. De seguida, a fase de ideação serve também para permitir às empresas uma auto e hétero avaliação sobre seus processos de forma a se reposicionarem dentro do mercado. Para esta fase usam-se, essencialmente, os modelos de brainwriting, de design research e de diagrama de afinidades, incluindo os esboços das primeiras soluções através de protótipos de baixa fidelidade. Na fase final do projeto, na refinação, a equipa deve apresentar um protótipo de alta fideladidade com a resolução do desafio ou problema. Em todas as fases de colaboração do projeto, a plataforma Miro permite o uso colaborativo de modelos, através da criação de um quadro interativo e colaborativo que permite a sua edição, para além de criar murais para colocação de notas, trabalho por videoconferência e a apresentação dos mesmos online, entre outras funcionalidades. No âmbito deste estudo de caso, apresenta-se uma reflexão sobre quatro participações no Projeto Demola por uma estudante investigadora (entre 2019 a 2022), com o uso de dados primários (experiências no projeto) e secundários, obtidos através das bases bibliométricas Scopus e WoS, assim como consulta nos portais Demola, IPB e Miro. A análise deste processo permitiu-nos concluir que: (i) O uso da plataforma Miro, no contexto do Projeto Demola, é uma mais- valia para o desenvolvimento do trabalho em equipa, contribuindo para a literacia digital dos estudantes e parceiros. (ii) A plataforma Miro permite que as equipas não estejam dependentes das reuniões presenciais, uma vez que, por si só, permite acompanhar o trabalho dos elementos da equipa e, destes, com o(s) facilitadores ou responsável(is) da empresa parceira. (iii) As tecnologias digitais mostraram a sua importância ao nível de processos de cocriação, ainda mais num contexto pandémico como o que vivenciamos nos últimos anos.
  • Os Massive Open Online Courses (MOOC), enquanto tecnologia de suporte e/ou mediação do processo de ensino-aprendizagem à distância, parecem ser úteis para englobar a temática do cyberbullying na formação contínua de professores. Neste sentido, através deste trabalho, procuramos compreender, com base numa revisão da literatura, o contributo que os MOOC podem dar para a prevenção do cyberbullying através da formação contínua de professores. Os resultados parecem apontar para a importância de tecnologias digitais como os MOOC no suporte a ações de curta duração, especialmente, numa época em que a pandemia aprofundou a interação digital entre as pessoas. Na ótica da prevenção, os resultados sugerem que todos os atores devem investir na melhoria das suas competências digitais. Na ótica da deteção, os resultados apontam para a necessidade deste conjunto de atores compreenderem todo o processo para que, efetivamente, possam contribuir para ajudar a vítima que é alvo deste género de práticas.
  • Tangible Users’ Interfaces represent a recent field research in human-computer interfaces. Current studies demonstrated that physical interaction and tangible learning allow students to: (i) increase levels of interest and motivation; (ii) be a usefulness instrument in the process of teaching, learning, and play music; and (iii) boost their creative expression. All the methodological procedures were conducted considering the standards for systematic reviews of Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses statement. Eligibility criteria are based on the PICO approach, study design, and date. For the topic we have chosen: (1) participant (young students from primary education); (2) intervention (research associated with tangible users’ interfaces in primary education); (3) outcome (music creation/composition); (4) study design (cohort, case-control and cross-sectional); and (5) language (English, Portuguese, or Spanish). In this paper we summarize pedagogy and research evidence and discuss practical applications of Tangible Users’ Interfaces in music composition for the primary education
  • Tangible Users’ Interfaces represent a recent field research in human-computer interfaces. Current studies demonstrated that physical interaction and tangible learning allow students to: (i) increase levels of interest and motivation; (ii) be a usefulness instrument in the process of teaching, learning, and play music; and (iii) boost their creative expression. As experimentation and creation is one of the dimensions of essential learning associated to the area of music education, where the composition of musical pieces through the combination and manipulation of diverse elements of music (timbre, dynamics, pitch, rhythm and form), using different resources (voice , body, sound objects, musical instruments, technologies and software), the focus of this investigation was to summarize, examine and assess to evidences of the effectiveness of Tangible Users’ Interfaces in the field of music composition. All the methodological procedures were conducted considering the standards for systematic reviews of Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses statement. For this systematic review we searched Web of Knowledge, Scopus, ScieELO, PubMed databases, trials registries, Google Scholar, and forward and backward citations for studies published between database from 2018-2022. Eligibility criteria are based on the PICO approach, study design, and date. Exclusion criteria mostly are unrelated, duplicated, unavailable full texts, or abstract-only papers. For the topic we have chosen: (1) participant (young students from primary education); (2) intervention (research associated with tangible users’ interfaces in primary education); (3) outcome (music creation/composition); (4) study design (cohort, case-control and cross- sectional); and (5) language (English, Portuguese, or Spanish). From 479 records we selected 6 studies that satisfied the inclusion criteria for the analysis. Studies' qualitative evaluation was made by 2 independent reviewers using the Quality Index. In this paper we summarize pedagogy and research evidence and discuss practical applications of Tangible Users’ Interfaces in music composition for the primary education.
  • The Massive Open Online Courses (MOOC), as a support technology and/or mediation of the distance teaching-learning process, seem to be useful to encompass the topic of cyberbullying in the continuous training of teachers. In this sense, through this research, we seek to understand, based on a literature review, the contribution that MOOC can make to the prevention of cyberbullying through the continuous training of teachers. The results seem to point to the importance of digital technologies such as MOOC in supporting short-term actions, especially at a time when the pandemic has deepened digital interaction between people. From the perspective of prevention, the results suggest that all actors should invest in improving their digital skills. From the point of view of detection, the results point to the need for this set of actors to understand the entire process so that they can effectively contribute to helping the victim who is the target of this type of practice
  • Within the scope of the Co-creation Portugal – Link me up project, the Polytechnic Institute of Bragança, at the forefront of the creative, innovative and entrepreneurial spirit and, particularly, of co-creation, in 2017, joined the Finnish platform Demola Global, in order to contribute to a better connection between academic training and the resolution of challenges designed with public or private companies. Through real cases of problems, students together with companies go through the co-creation process, with the support of a facilitator, to find a viable solution to be designed for their market. As a first step in the co-creation process, multidisciplinary teams are formed, which over the course of ten to twelve weeks must, through face-to-face and videoconference meetings and the Miro collaborative platform, solve the proposed challenge. To this end, during these weeks the Demola process is developed, which can be described in three main phases: (i) Discovery phase; (ii) ideation and prototyping phase; and (iii) refining and delivering of the final product. To this end, different tools are used for generating ideas, analysing problems and design thinking that lead to the development of innovative products or services. In the discovery phase, the first four weeks of the project are devoted to diagnosing and understanding the problem (tools such as mind maps, problem trees, and PESTLE analysis are the most common). Through the Miro platform, using recommended tools, students are challenged to develop critical thinking and team spirit to meet the proposed challenges of this phase. Then, the ideation phase also serves to allow companies to self and hetero-evaluate their processes to reposition themselves within the market. For this phase, brainwriting, design research and affinity diagram models are essentially used, including the sketches of the first solutions through low-fidelity prototypes. In the final phase of the project, in refining, the team must present a high-fidelity prototype with the resolution of the challenge or problem. In all project collaboration phases, the Miro platform allows the collaborative use of models, through the creation of an interactive and collaborative whiteboard that allows its editing, in addition to creating murals for posting notes, videoconference work and their presentation. online, among other features. Within the scope of this case study, a reflection is presented on four participations in the Demola Project by a student researcher (between 2019 and 2022), using primary (project experiences) and secondary data, obtained through the bibliometric databases Scopus and WoS, as well as consultation on the Demola, IPB and Miro portals. The analysis of this process allowed us to conclude that: (i) The use of the Miro platform, in the context of the Demola Project, is an asset for the development of teamwork, contributing to the digital literacy of students and partners. (ii) The Miro platform allows teams not to be dependent on face-to-face meetings, since, by itself, it allows monitoring the work of team members and, of these, with the facilitators or responsible(s) of the company partner. (iii) Digital technologies have shown their importance in terms of co-creation processes, even more so in a pandemic context such as the one we have experienced in recent years.

publication date

  • 2022
  • January 1, 2022