Ao abordarmos o tema Empreendedorismo na (des) mistificação do imaginário social temos como
objetivo evidenciar a importância de uma educação para o empreendedorismo, desmistificando
conceitos arreigados no imaginário social repleto de mitos, crenças, símbolos, ideologias e outras ideias
que se relacionam com o modo de viver de uma coletividade. A sociedade da informação e do
conhecimento exige cada vez mais que todos os indivíduos apresentem competências ao nível da
educação social, da literacia digital e da literacia da informação, mas exige igualmente que sejam
detentores de um espírito empreendedor. A atitude empreendedora não é apenas apanágio dos gestores
ou empresários, deverá ser também uma aptidão dos trabalhadores e dos cidadãos em geral, quer
enveredem ou não pelo campo social. O empreendedorismo não pode apenas ser visto como uma
resposta ao problema do desemprego, à promoção do autoemprego ou da criação do próprio negócio ou
empresa. Ele deve assumir uma semântica mais abrangente, na medida em que deve ser um fator que
aproveite oportunidades que criem mudança, que perspetivem um modelo de negócio sustentável e
sustentado, que abra os espíritos a novas aprendizagens e a novos desafios, que gere ideias e concretize
os sonhos que permitam a realização e o sucesso pessoal e profissional. É um tema que ao cruzar vários
pontos de vista pretende avivar o debate, esgrimir prós e contras e, desde logo, ir ao encontro de uma
linguagem assente em dinâmicas que permitam a construção de pontes que liguem o imaginário à
realidade, tendo como pano de fundo a forma como cada um pensa, age e concebe o mundo nas suas
complexas relações culturais, sociais e ideológicas, traduzidas em relações de género, de classe, de etnia,
entre outras.