Inovação e cocriação com tecnologias digitais Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A inovação, independentemente de ser incremental ou radical, é a exploração com sucesso de novas ideias. Para tal, podem ser usadas diferentes ferramentas de geração de ideias, de análise de problemas ou de design thinking que levem ao desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores através de processos de cocriação. O design thinking pode ser visto como um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar as informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento, qualquer que seja a área de aplicação. Este processo oferece uma abordagem baseada em soluções para a resolução de problemas. Neste contexto, o processo de cocriação pode ser implementado através de diversos processos, tais como o processo criativo Walt Disney ou o processo Demola. O primeiro visa explorar uma ideia a partir de vários pontos de vista complementares, ou seja, de acordo com três papéis diferentes de Disney: (i) o Sonhador, (ii) o Designer e (iii) o Crítico. O segundo pode ser descrito em três fases principais: (i) a fase da descoberta; (ii) a fase da ideação e prototipagem; e (iii) a fase da refinação e entrega. Na fase da descoberta, realizam- se o diagnóstico e a compreensão do problema (utilização de ferramentas, tais como os mapas mentais, as árvores do problema e a análise PESTLE). Através da plataforma Miro, desenvolve- se o pensamento crítico e o espírito de equipa para descobrir e refletir sobre o desafio ou problema. De seguida, a fase de ideação permite uma auto e heteroavaliação sobre os processos de forma a se reposicionarem dentro do contexto. Modelos de brainwriting, de design research e diagrama de afinidades, bem como protótipos de baixa fidelidade, podem ser alguns dos modelos a usar. Finalmente, na refinação, apresenta-se um protótipo de alta- fidelidade com vista a apresentar uma solução para o desafio ou problema. Em todas as fases de colaboração do projeto, a plataforma Miro permite o uso colaborativo de modelos, através da criação de um quadro interativo e colaborativo que permite a sua edição, o trabalho por videoconferência e a apresentação dos resultados do trabalho online, entre outras funcionalidades. Sem querer contrariar o dito popular que refere que “Muito ajuda quem não atrapalha”, pode dizer-se que “A atitude de uma tuna é tudo”. Portanto, “se não podes ajudar, estorva. O importante é participar”. Mas para ajudar, cada elemento de uma tuna ou grupo de elementos, pode recorrer colaborativamente a tecnologias digitais para inovar e cocriar novos projetos. Este é principal o mote desta comunicação ao apresentar ferramentas para promover o trabalho colaborativo e a inovação em processos de cocriação com tecnologias digitais. Metodologicamente, esta comunicação corresponde a uma revisão da literatura dos conceitos e tecnologias digitais que podem estimular a inovação em processos de cocriação.

data de publicação

  • janeiro 1, 2022