Perfil e segmentação de potenciais visitantes do Parque Natural Regional do Vale do Tua
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
As Áreas Protegidas (AP) têm apresentado um forte impacto ao nível da atratividade
turística e económica. Este estudo integra-se na elaboração de uma proposta de plano de
marketing para o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT). Os objetivos
específicos são: conhecer as perceções e o perfil dos potenciais visitantes deste parque e
conhecer os recursos, atividades e equipamentos por eles desejados. Os dados foram
recolhidos através de inquérito por questionário, alcançando uma amostra de
conveniência de 222 inquiridos. Para dar resposta aos objetivos do estudo, o tratamento
dos dados incidiu numa análise descritiva exploratória univariada e multivariada. Dos
resultados obtidos é possível concluir-se que o PNRVT apresenta, à data do estudo, um
baixo nível de notoriedade onde 51,8% dos inquiridos nunca ouviu falar deste parque. Os
inquiridos gostariam de encontrar no PNRVT alojamento e alimentação, atividades de
observação e incursão na natureza e, ainda, viagens de barco e comboio turístico. A análise
cluster hierárquica realizada sugere a existência de cinco perfis de visitantes.