Responsabilbidade social empresarial das empresas cotadas pertencentes ao PSI20: análise evolutiva e relação com o desempenho económico-financeiro
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
A presente investigação teve como objectivos principais: (1) analisar a adopção e
divulgação das práticas de responsabilidade social e verificar a respectiva evolução
positiva para o período entre 2005 a 2009; (2) verificar se o desempenho socialmente
responsável contribui para o bom desempenho económico-financeiro; (3) analisar quais
as dimensões da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que têm uma relação
positiva sobre o desempenho económico-financeiro. Para tal utilizou-se uma amostra de
19 empresas portuguesas cotadas no Índice PSI 20, avaliadas no período de 2005 a
2009. Os resultados permitiram concluir que se registou uma evolução positiva na
adopção e divulgação da RSE, que o desempenho social poderá ter uma influência
positiva moderada sobre a rendibilidade das vendas, e que as dimensões da RSE-Gestão
Responsável e Comunidades Locais e a rendibilidade das vendas registaram uma
relação positiva.
La presente investigación ha tenido como objetivos principales: (1) analizar la adopción y
difusión de las prácticas de la Responsabilidad Social y constatar la evolución positiva
para el período 2005 a 2009, (2) confirmar si el desempeño socialmente responsable,
contribuye para el mejor desempeño económico y financiero, (3) examinar cuáles son las
dimensiones de la Responsabilidad Social Corporativa (RSC) que tienen una relación
positiva con el desempeño económico y financiero. Así, se utilizó una muestra de 19
empresas portuguesas que figuran en el índice PSI 20, evaluadas desde 2005 hasta
2009. De los resultados obtenidos se puede concluir que la adopción y difusión de la
RSE registró una evolución positiva, que el desempeño social puede tener una influencia
positiva moderada en la rentabilidad de las ventas, y que las dimensiones de la RSE -
Gestión Responsable y Comunidades Locales y la rentabilidad de las ventas registraron
una relación positiva.