Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas simultâneas de nado uri icon

resumo

  • As tarefas “clássicas” de ensino das técnicas da Natação Pura Desportiva tendem a criar uma sobrecarga sobre algumas estruturas do aparelho locomotor, monotonia nas sessões, bem como, induzir uma menor plasticidade e riqueza no domínio motriz ou do controlo motor. Daí ser vulgar propor-se aos alunos tarefas de ensino diferenciadas, “alternativas”. As técnicas de nado de Bruços e de Mariposa são tidas como das mais complexas de ensinar por manifestas dificuldades coordenativas e/ou cineantropométricas dos alunos. É objectivo deste trabalho propor um modelo taxionómico para o ensino das técnicas simultâneas de nado, apresentar uma selecção de tarefas “alternativas” para o ensino das técnicas em causa, apontando as principais vantagens e desvantagens de cada uma.

autores

  • Tiago Manuel Cabral dos Santos Barbosa
  • Barbosa TM
  • Costa, M.J.
  • Marinho, D.A.
  • Garrido ND
  • Silva, A.J.
  • Queiros, Telma

data de publicação

  • janeiro 1, 2011