Desafios do Digital na Educação Pré-Escolar em Cabo Verde
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Na educação pré-escolar é importante propiciar às crianças um ambiente diversificado, rico e estimulante para o desenvolvimento de competências essenciais ao longo da sua vida. Em Cabo Verde a educação pré- escolar é universal a todas as crianças a partir dos 4 anos de idade e a idade de ingresso no ensino básico, proporcionando a formação e o desenvolvimento das suas potencialidades, bem como a socialização necessária ao ingresso na educação escolar. As tecnologias digitais têm vindo a estar cada vez mais presentes nos jardins de infância e com um papel relevante na aprendizagem das crianças. Porém, a integração das tecnologias digitais na educação pré-escolar em Cabo Verde é ainda muito recente e pouco explorada. Neste sentido, procuramos investigar quais são os desafios que o digital apresenta para a educação pré-escolar em Cabo Verde, partindo da perceção de alguns intervenientes educativos com responsabilidades na educação pré-escolar. O estudo orientou-se por uma abordagem metodológica de carácter qualitativo, desenvolvida através da realização de três entrevistas estruturadas e os dados foram analisados recorrendo à técnica de análise de conteúdo, através de um processo de categorização. Os resultados evidenciam que os principais desafios são ao nível de infraestruturas, equipamentos tecnológicos e recursos digitais, mas também de formação dos educadores em competências digitais e de inovação curricular e pedagógica com tecnologias digitais. Conclui-se que os entrevistados reconhecem a relevância da utilização das tecnologias digitais na educação pré-escolar, a necessidade de investimento e de políticas educativas nesta área.
Na educação pré-escolar é importante propiciar às crianças um ambiente diversificado, rico e estimulante para o desenvolvimento de competências essenciais ao longo da sua vida. Em Cabo Verde a educação pré-escolar é universal a todas as crianças a partir dos 4 anos de idade e a idade de ingresso no ensino básico, proporcionando a formação e o desenvolvimento das suas potencialidades, bem como a socialização necessária ao ingresso na educação escolar. As tecnologias digitais têm vindo a estar cada vez mais presentes nos jardins de infância e com um papel relevante na aprendizagem das crianças. Porém, a integração das tecnologias digitais na educação pré-escolar em Cabo Verde é ainda muito recente e pouco explorada. Neste sentido, procuramos investigar quais são os desafios que o digital apresenta para a educação pré-escolar em Cabo Verde, partindo da perceção de alguns intervenientes educativos com responsabilidades na educação pré-escolar. O estudo orientou-se por uma abordagem metodológica de carácter qualitativo, desenvolvida através da realização de três entrevistas estruturadas e os dados foram analisados recorrendo à técnica de análise de conteúdo, através de um processo de categorização. Os resultados evidenciam que os principais desafios são ao nível de infraestruturas, equipamentos tecnológicos e recursos digitais, mas também de formação dos educadores em competências digitais e de inovação curricular e pedagógica com tecnologias digitais. Conclui-se que os entrevistados reconhecem a relevância da utilização das tecnologias digitais na educação pré-escolar, a necessidade de investimento e de políticas educativas nesta área.