Práticas educativas com TIC no ensino secundário de Cabo Verde
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
As escolas têm cada vez mais um papel relevante na formação de cidadãos, num cenário de incessantes alterações e evolução tecnológica, que passa por transformar os sistemas de ensino em função das exigências e dos novos desafios da sociedade. A integração das tecnologias nas escolas depende de vários fatores, entre os quais a formação de professores, acesso a equipamentos tecnológicos e internet, que podem ser os principais obstáculos a uma escola do século 21, principalmente em alguns países lusófonos. Em Cabo Verde temos assistido nos últimos anos a iniciativas para a integração das TIC no ensino, nomeadamente com a implementação de projetos que dotaram as escolas de equipamentos tecnológicos, formaram professores para a utilização das TIC e introduziram a disciplina de TIC no currículo. Neste contexto, apresenta-se um estudo realizado com professores do ensino secundário da cidade da Praia, em Cabo Verde, sobre a utilização que fazem das tecnologias digitais nas suas práticas educativas. A metodologia de investigação é de natureza qualitativa e quantitativa, sendo o inquérito por questionário o instrumento de recolha de dados utilizado. O questionário foi disponibilizado online e enviado via correio eletrónico a todos os professores do ensino secundário das escolas da cidade da Praia, tendo-se obtido uma amostra de 47 professores. Os resultados indicam que a maioria dos professores utilizam as tecnologias digitais nas suas práticas educativas com a finalidade de tornar as aulas mais interativas e dinâmicas, diversificar os métodos de ensino e avaliação, despertar a atenção e o interesse dos alunos ou facilitar a partilha de informação na sala de aula. Não obstante, os inquiridos manifestam necessidade de atualização de conhecimentos na área das TIC e de as escolas renovarem os recursos tecnológicos e melhorarem a internet nas salas de aula. Portanto, os professores do ensino secundário usam frequentemente as TIC nas usas práticas educativas, mas gostariam que a escola tivesse um papel mais ativo na integração educativa das TIC. Concluindo, perspetivamos que este estudo terá potencial impacto na comunidade educativa da cidade da Praia, não só pelo interesse dos profissionais na temática, mas também pelo debate gerado em torno da relevância da utilização pedagógica das TIC na aprendizagem dos alunos.
Schools have an increasingly important role in the training of citizens, in
a scenario of incessant changes and technological evolution, which involves
transforming education systems in line with the demands and new challenges of
society. The integration of technologies in schools depends on several factors,
including teacher training, access to technological equipment and the internet, which
can be the main obstacles to a 21st century school, especially in some Portuguesespeaking
countries. In Cape Verde, we have witnessed in recent years initiatives for the integration of ICT in education, namely with the implementation of projects that
provided schools with technological equipment, trained teachers in the use of ICT
and introduced the subject of ICT in the curriculum. In this context, we present a
study of secondary school teachers of Praia, Cape Verde, about their use of digital
technologies in their educational practices. The research methodology is qualitative
and quantitative, and the data collection instrument is the questionnaire survey. The
questionnaire was made available online and sent via email to all secondary school
teachers in schools in Praia, with a sample of 47 teachers having been obtained. The
results indicate that most teachers use digital technologies in their educational
practices to make classes more interactive and dynamic, diversify teaching and
assessment methods, awaken students' attention, and interest or facilitate information
sharing in the classroom. Nevertheless, respondents expressed the need to update
knowledge in ICT and schools renew the technological resources and improve the
Internet in classrooms. Therefore, secondary school teachers often use ICT in their
educational practices but would like the school to have a more active role in the
educational integration of ICT. In conclusion, we expect that this study will have a
potential impact on the educational community of the city of Praia, not only because
of the interest of professionals in the subject, but also because of the debate generated
around the relevance of the pedagogical use of ICT in student learning.