O Setor da Castanha em Portugal Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Esta comunicação visa apreender as dinâmicas presentes no mercado nacional de castanha. Para tal, analisam-se as estatísticas anuais do mercado nacional da castanha, entre 2008-2017, complementadas por outras fontes (especialistas do setor, produtores e associações de produtores), a fim de identificar suas limitações e potencialidades. Os resultados mostram um aumento global na área de cultivo, acompanhado, porém, por problemas de comercialização, como a baixa homogeneidade dos frutos e as dificuldades de conservação (bichado e podridão da castanha), o elevado peso do mercado paralelo e a concorrência desleal de castanha produzida em países não comunitários.
  • Os autores agradecem o suporte financeiro do projecto PDR 2020 - ação 1.0.1- Grupos operacionais Valorização da castanha e otimização da sua comercialização. Os autores agradecem à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) e ao FEDER no âmbito do programa PT2020 pelo apoio financeiro ao CIMO (UID/AGR/00690/2013).
  • Portugal é um dos principais produtores mundiais de castanha. Atualmente, o setor da castanha enfrenta uma série de desafios, nomeadamente, as mudanças climáticas, doenças e pragas e desenvolvimentos demográficos e de mercado, que ameaçam seu futuro. Esta comunicação visa apreender as dinâmicas presentes no mercado nacional de castanha. Para tal, analisam-se as estatísticas anuais do mercado nacional da castanha, entre 2008-2017, complementadas por outras fontes (especialistas do setor, produtores e associações de produtores), a fim de identificar suas limitações e potencialidades. A maior parte da castanha portuguesa é transacionada por pequenas e médias empresas, vendida em fresco, no mercado interno e externo. Os resultados mostram um aumento global na área de cultivo, aliado à melhoria na produtividade, não obstante as oscilações da produção anual motivadas por condições climatéricas adversas/ataques de doenças/pragas, e.g., a ameaça crescente da vespa-das-galhas-do-castanheiro. O cenário é agravado por problemas de comercialização, como a baixa homogeneidade dos frutos e as dificuldades de conservação (bichado e podridão da castanha), o elevado peso do mercado paralelo e a concorrência desleal de castanha produzida em países não comunitários. O consumo de castanha é essencialmente sazonal e ligado ao consumo tradicional de castanhas assadas e/ou cozidas. Todavia, o mercado pulsa com a emergência de novas formas de consumo, estimuladas pela procura crescente por parte de nichos de mercado com necessidades específicas de dieta, como produtos sem glúten ou nutricionalmente enriquecidos.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019