As tecnologias nos jardins de infância em Cabo Verde: perspetiva dos coordenadores Conference Paper uri icon

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  • As tecnologias digitais assumem e tem desempenhado um papel importante e contributário na educação, oferecendo inúmeros benefícios. O processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos de vida de uma criança é essencial, em que há mais possibilidade de aprender qualquer conteúdo e adquirir conhecimento sobre o mundo que a rodeia, cada vez mais tecnológico e digital, desenvolvendo assim as suas competências. Logo há que incentivar todas as formas de aprendizagem, incluindo a utilização de recursos digitais pelos coordenadores infantis nos jardins de infância, aumentando assim as potencialidades e o desenvolvimento de cada criança. Em Cabo Verde a realidade de ensinar utilizando as tecnologias é pouco explorada, nomeadamente na educação pré-escolar, que é considerada a base e o pilar da educação, onde a criança começa a dar os primeiros passos da sua aprendizagem ao longo da vida. Assim sendo, este estudo visa conhecer o estado atual da utilização das tecnologias digitais na educação pré-escolar na cidade da Praia, em Cabo Verde, segundo a perspetiva dos coordenadores infantis. Pretende-se também identificar que tecnologias digitais os coordenadores infantis utilizam para comunicar com os educadores, pais e encarregados de educação e se os jardins de infância dispõem de tecnologias digitais e as utilizam para o ensino e aprendizagem das crianças. A metodologia que orientou este estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário aplicado online, de outubro de 2020 a janeiro de 2021, aos coordenadores infantis dos jardins de infância, públicos e privados, da cidade da Praia. Dos resultados preliminares obtidos verificamos que a maioria dos jardins de infância não dispõem de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem das crianças, mas utilizam as tecnologias que têm, principalmente o Messenger, para comunicar com os pais e educadores infantis e, estes, são incentivados a usar as tecnologias digitais nas suas práticas. Desta feita é necessário a disponibilização de recursos tecnológicos nos jardins de infância e mais investimento na formação em competência digitais dos profissionais para um desenvolvimento de qualidade da educação pré-escolar e, principalmente, do ensino e aprendizagem utilizando as tecnologias digitais, já que estas são vistas como ferramentas que potencializam as aprendizagens das crianças.
  • As tecnologias digitais assumem e tem desempenhado um papel importante na educação, oferecendo inúmeros benefícios. O processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos de vida de uma criança é essencial, em que há mais possibilidade de aprender qualquer conteúdo e adquirir conhecimento sobre o mundo que a rodeia, cada vez mais tecnológico e digital, desenvolvendo assim as suas competências. Em Cabo Verde a realidade de ensinar utilizando as tecnologias é pouco explorada, nomeadamente na educação pré-escolar, considerada a base e o pilar da educação, onde a criança começa a dar os primeiros passos da sua aprendizagem ao longo da vida. Assim sendo, este estudo visa conhecer o estado atual da utilização das tecnologias digitais na educação pré-escolar na cidade da Praia, segundo a perspetiva dos coordenadores infantis e também identificar se os jardins de infância dispõem de tecnologias digitais e as utilizam para o ensino e aprendizagem das crianças.
  • Digital technologies assume and have played an important role in education, offering numerous benefits. The teaching and learning process in the first years of a child’s life is essential, in which there is more possibility to learn any content and acquire knowledge about the world around him, increasingly technological and digital, thus developing his skills. In Cape Verde, the reality of teaching using technologies is little explored, namely in pre-school education, considered the basis and pillar of education, where children begin to take the first steps of their lifelong learning. Therefore, this study aims to know the current state of the use of digital technologies in pre-school education in the city of Praia, according to the perspective of the children’s coordinators, identify which digital technologies the children’s coordinators use to communicate with educators, parents and guardians and whether kindergartens have digital technologies and use them for the teaching and learning of children.

publication date

  • January 1, 2021