Educação intergeracional, na sociedade do conhecimento: agenda europeia e políticas nacionais Conference Paper uri icon

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  • Em 2012 o Ano Europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações colocou na ordem do dia as questões do envelhecimento ativo e da intergeracionalidade e teve como objetivo responder aos desafios de uma sociedade europeia envelhecida e reduzir o risco do conflito geracional. Procurou, igualmente, chamar a atenção para os desafios das mudanças demográficas e sociais e para a importância do contributo dos idosos para a sociedade, bem como incentivar os decisores políticos e todas as partes interessadas na tomada de medidas para a criação de condições necessárias ao envelhecimento ativo e ao reforço da solidariedade entre as gerações. Reconhecendo, na sequência de uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da sociedade do conhecimento em contexto intergeracional, a importância que a aprendizagem intergeracional tem em todos os domínios da sociedade em geral e da educação em particular, esta comunicação pretende responder às seguintes perguntas: que lugar tem a educação intergeracional na agenda europeia, na sociedade do conhecimento? Que influência tem nas políticas educativas nacionais? Problematizar o que tem sido desenvolvido na área da educação intergeracional, implica ter em conta as diferentes orientações e princípios que têm fundamentado a atuação estatal nesta matéria e o modo como tem sido percecionada pelas entidades europeias, assim como as respetivas orientações, servindo de referência à análise do contexto português. O período que dedicaremos à nossa pesquisa será entre 2012 e 2017, abrangendo assim o Ano Europeu 2012 e a atualidade, através da análise de documentos que orientam as políticas europeias e nacionais em relação à intergeracionalidade e ao impacto direto sobre a educação. A metodologia que orienta este estudo é de natureza qualitativa, de corte interpretativo, com vista a identificar convergências e tensões entre as políticas europeias e nacionais. A análise de conteúdo desses documentos permitirá aferir das políticas e estratégias educativas impulsionadoras de uma abordagem intergeracional que contemple a função das tecnologias digitais emergentes nas formas de aprender ao longo de toda a vida das pessoas. Procura-se, também, indagar de que modo a promoção de dinâmicas intergeracionais com tecnologias digitais de informação e conhecimento permite intensificar (ou não) as relações entre gerações, promover o envelhecimento ativo e perspetivar novas práticas de aprendizagem ao longo da vida.

publication date

  • January 1, 2017