Educação intergeracional, na sociedade do conhecimento: agenda europeia e políticas nacionais
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Em 2012 o Ano Europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações colocou na
ordem do dia as questões do envelhecimento ativo e da intergeracionalidade e teve como objetivo
responder aos desafios de uma sociedade europeia envelhecida e reduzir o risco do conflito
geracional. Procurou, igualmente, chamar a atenção para os desafios das mudanças demográficas
e sociais e para a importância do contributo dos idosos para a sociedade, bem como incentivar os
decisores políticos e todas as partes interessadas na tomada de medidas para a criação de
condições necessárias ao envelhecimento ativo e ao reforço da solidariedade entre as gerações.
Reconhecendo, na sequência de uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da
sociedade do conhecimento em contexto intergeracional, a importância que a aprendizagem
intergeracional tem em todos os domínios da sociedade em geral e da educação em particular,
esta comunicação pretende responder às seguintes perguntas: que lugar tem a educação
intergeracional na agenda europeia, na sociedade do conhecimento? Que influência tem nas
políticas educativas nacionais? Problematizar o que tem sido desenvolvido na área da educação
intergeracional, implica ter em conta as diferentes orientações e princípios que têm
fundamentado a atuação estatal nesta matéria e o modo como tem sido percecionada pelas
entidades europeias, assim como as respetivas orientações, servindo de referência à análise do
contexto português. O período que dedicaremos à nossa pesquisa será entre 2012 e 2017,
abrangendo assim o Ano Europeu 2012 e a atualidade, através da análise de documentos que
orientam as políticas europeias e nacionais em relação à intergeracionalidade e ao impacto direto
sobre a educação. A metodologia que orienta este estudo é de natureza qualitativa, de corte
interpretativo, com vista a identificar convergências e tensões entre as políticas europeias e
nacionais. A análise de conteúdo desses documentos permitirá aferir das políticas e estratégias
educativas impulsionadoras de uma abordagem intergeracional que contemple a função das
tecnologias digitais emergentes nas formas de aprender ao longo de toda a vida das pessoas.
Procura-se, também, indagar de que modo a promoção de dinâmicas intergeracionais com
tecnologias digitais de informação e conhecimento permite intensificar (ou não) as relações entre
gerações, promover o envelhecimento ativo e perspetivar novas práticas de aprendizagem ao
longo da vida.