Literacia e motivações relativamente à doação de sangue em alunos de uma instituição de ensino superior Conference Paper uri icon

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  • A doação de sangue e considerada uma atitude que pode salvar vidas e e atualmente um assunto de relevo dada a crescente necessidade em manter reservas para a transfusão de sangue de emergência. A compreensão de todos aspetos subjacentes a atitude de ser dador permitira perspetivar metodologias e programas direcionados para ações especificas, de forma a aumentar o nível de conhecimento da população nesta matéria, bem como para motivar atitudes positivas face a doação de sangue. Avaliar a literacia, atitudes, opiniões e motivações relativamente a doação de sangue em estudantes do ensino superior. Estudo descritivo tendo como elegíveis os estudantes de uma instituição de ensino superior (Norte de Portugal). Foi construído um questionário com questões em quatro domínios: literacia, atitudes, opiniões e motivações relativamente a doação de sangue. Dos 1140 alunos a frequentar os diferentes cursos 380 (33%), foram convidados a participar e destes apenas 2% (n=8) recusaram. No que respeita a motivação para a dadiva, os fatores mais referidos como importantes foram, o dever cívico, a falta de sangue nos serviços de saúde e a qualidade de atendimento, respetivamente, para 72% (n=268), 87% (n=323) e 70% (n=259) dos inquiridos. Considera-se importante fornecer informação e formação sobre a doação de sangue, concretamente no que se refere fatores impeditivos, locais de colheita e riscos associados. São necessárias estratégias de abordagem que realcem o papel do dador na sociedade.

publication date

  • January 1, 2019