Produtos locais: o consumo de mel no distrito de Bragança
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Este estudo tem como objectivos conhecer o perfil do consumidor do mel e descrever os seus hábitos de consumo e compra do mel. Para isso, foi levado a cabo um estudo descritivo e transversal baseado num questionário que foi, posteriormente, aplicado a 172 indivíduos da população do Distrito de Bragança durante os meses de Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009. Os resultados da análise descritiva dos dados permitem fazer a caracterização da amostra e descrição dos hábitos de consumo e compra do mel.
Em média, os inquiridos têm 39,9 anos e a maioria (58,1%) pertencem ao género feminino. Uma percentagem significativa dos respondentes é especialista ou técnico (31,4%), possui até 12 anos de escolaridade (52,9%) e reside em áreas urbanas (80,1%). O agregado familiar é, na sua maioria, constituído por 3 ou mais elementos (62,2%). A esmagadora maioria é consumidor de mel (94,8%), prefere o mel da região porque está mais disponível, é mais saboroso, tem qualidade e é de confiança (70,9%). Na maior parte dos casos, o mel é consumido quando combinado com outros alimentos (60,5%), o local preferido para a compra do mel é junto do produtor (51,7%) e o factor que mais pesa na decisão de compra deste produto é o paladar (52,3%).
To determine the honey consumer’s profile and to describe purchase and consume habits are the objectives of this study. A cross-sectional survey was carried out in a probabilistic sample including 172 individuals of the Braganza region population during December 2008 and January 2009. The result of a descriptive statistics analysis allows to characterize the sample and to describe purchase and consumption habits.
In average, respondents are 39,9 years old and most are female 58,1%. A significant percentage of the respondents are specialists or technicians (31,4%) and has 12 years schooling or less (52,9%), and it lives in the city (80,1%). Most families have 3 or more persons (62,2%). Most respondents are a regular honey consumer (94,8%). They prefer the national honey due to some factors, namely, the availability of the product, the organoleptic characteristics, the quality and food security (70,9%). The honey is, mainly, used when mixed with other foods (60,5%) The favorite place to purchase honey is near the producer (51,7%) and the most important factor in the purchase decision is the taste (52,3%).