Efeito de duas leonardites comerciais nas propriedades do solo, no estado nutricional e na produção de matéria seca de plantas jovens de oliveira cultivadas em vasos Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A leonardite é um material orgânico fóssil que está a ser usado na preparação de produtos comerciais para aplicação ao solo, com objetivo de promover as condições de crescimento das plantas, integrados no conceito atual de bioestimulantes para as plantas. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de duas experiências em vasos com oliveira em que se usaram duas leonardites comerciais e um corretivo orgânico em duas doses e uma modalidade testemunha. Em uma das experiências, estes materiais fertilizantes foram aplicados de forma isolada e numa segunda experiência as plantas receberam um suplemento de fertilização com um adubo mineral NPK. Na experiência sem fertilização mineral NPK, o corretivo orgânico aumentou a matéria seca das plantas, mas o mesmo não aconteceu com a aplicação das leonardites que não aumentaram a produção de matéria seca em comparação com a testemunha. A aplicação de NPK aumentou a produção de matéria seca em comparação com os tratamentos que não receberam fertilizante mineral. A concentração de azoto nos tecidos mostrou que as leonardites podem imobilizar azoto, devendo esse aspeto ser tido em conta na fertilização das culturas tratadas com estes produtos. O impacte das leonardites na concentração de outros nutrientes nos tecidos foi reduzido. O corretivo orgânico contribuiu para o aumento do teor de matéria orgânica no solo. Mais estudos devem ser conduzidos para avaliar de que forma as leonardites podem exercer efeitos positivos nos solos e nas plantas, de forma a serem um fator de produção com retorno para os produtores.
  • Grupo Operacional Novas práticas em olivais de sequeiro: estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas (Iniciativa ID 278).

autores

  • ARROBAS, MARGARIDA
  • Almeida, Surian Fernanda
  • Domingues, Lucas S.
  • Rodrigues, M.A.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021