Tecnologias digitais no ensino básico em Cabo Verde
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Em Cabo Verde a utilização das tecnologias digitais pelos professores em contexto educativo ainda é uma realidade recente. A integração dessas ferramentas no ensino e aprendizagem está sendo um grande desafio para os professores, porque esse processo não é uma tarefa fácil e exige deles muitas competências digitais e pedagógicas para o uso adequado desses equipamentos de modo que possam promover a aprendizagem nos seus educandos. Nos últimos anos foram desenvolvidos alguns projetos através dos quais o Governo teve a intenção de melhorar a qualidade do ensino através da utilização das tecnologias digitais na escola. Os projetos realizados centravam-se na inclusão da disciplina TIC no currículo, no apetrechamento das escolas e na formação dos docentes, beneficiando várias escolas, professores e alunos. Apesar das iniciativas desenvolvidas, ainda há muito por fazer, principalmente no ensino básico, uma vez que os projetos realizados abrangiam mais as escolas e os professores do ensino secundário. Por isso o principal objetivo deste trabalho é verificar como se encontra o processo de integração das tecnologias digitais no ensino básico em Cabo Verde, particularmente na cidade da Praia, bem como analisar se os professores do ensino básico utilizam essas ferramentas na sala de aula com os seus educandos. Os métodos qualitativo e quantitativo estão na base da pesquisa utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário online. Optou-se por esta abordagem metodológica com o objetivo de conhecer de uma forma detalhada a realidade dos professores quanto à utilização desses equipamentos nas suas práticas pedagógicas, por isso escolhemos o inquérito por questionário online com a intenção de recolher uma grande quantidade de opiniões dos professores acerca do uso desses equipamentos com os seus educandos. O instrumento de recolha de dados foi enviado por email ao público-alvo, obtendo-se uma amostra de 51 professores. Os resultados apontam que os professores do ensino básico da cidade da Praia não utilizam as tecnologias digitais devido à falta de equipamentos nas escolas, e quando existem são antigos e estão desatualizados, mas também por não possuírem formação adequada. Sendo assim, conclui-se que a integração das tecnologias digitais no ensino básico na cidade da Praia, em Cabo Verde, ainda é uma questão que deve merecer mais atenção por parte das entidades do Governo e do Ministério da Educação, nomeadamente procurarem soluções para dar resposta às necessidades de formação dos professores do ensino básico e apetrechar as salas de aula com equipamentos tecnológicos, incentivando assim os professores para a utilização educativa das tecnologias digitais com os seus alunos.
Em Cabo Verde a utilização das tecnologias digitais pelos professores em contexto educativo é uma realidade recente. Nos últimos anos foram desenvolvidos alguns projetos para melhorar a qualidade do ensino através da utilização das tecnologias digitais na escola, mas ainda há muito por fazer, principalmente no ensino básico. Assim, o principal objetivo deste trabalho é verificar como se encontra o processo de integração das tecnologias digitais no ensino básico na cidade da Praia, bem como analisar se os professores do ensino básico utilizam essas ferramentas nas suas práticas. Os métodos qualitativo e quantitativo orientam a pesquisa utilizando o inquérito por questionário online na recolha de dados. Os resultados apontam que os professores do ensino básico da cidade da Praia não utilizam as tecnologias digitais devido à falta de equipamentos nas escolas, e quando existem são antigos e estão desatualizados, mas também por não possuírem formação adequada.
In Cape Verde the use of digital technologies by teachers in an educational context is still a
recent reality. The integration of these tools in teaching and learning is being a great challenge
for teachers, because this process is not an easy task and demands of them many digital and
pedagogical skills for the appropriate use of such equipment so that they can promote learning
in their educators. In recent years, some projects have been developed through which the
Government intended to improve the quality of teaching through the use of digital technologies
in schools. The projects carried out focused on the inclusion of the ICT subject in the
curriculum, on equipping schools and training teachers, benefiting several schools, teachers
and students. Despite the initiatives developed, there is still much to be done, mainly in basic
education, since the projects carried out covered more schools and secondary school
teachers. Therefore, the main objective of this work is to verify how is the process of
integration of digital technologies in basic education in Cape Verde, particularly in the city of
Praia, as well as to analyze if teachers of basic education use these tools in the classroom with their students. Qualitative and quantitative methods are at the base of the research using
the online questionnaire as a data collection instrument. We opted for this methodological
approach with the objective of knowing in detail the reality of teachers regarding the use of
this equipment in their pedagogical practices, that is why we chose the survey by online
questionnaire with the intention of collecting a large amount of teachers' opinions about the
use of this equipment with their students. The data collection instrument was sent by email to
the target audience, obtaining a sample of 51 teachers. The results show that the teachers of
basic education in the city of Praia do not use digital technologies due to the lack of equipment
in schools, and when they exist, they are old and outdated, but also because they do not have
adequate training. Therefore, it is concluded that the integration of digital technologies in basic
education in the city of Praia, in Cape Verde, is still an issue that should deserve more
attention by the entities of the Government and the Ministry of Education namely to seek
solutions to respond to the training needs of teachers in basic education and to equip
classrooms with technological equipment, thus encouraging teachers to educational use
digital technologies with their students
In Cape Verde, the use of digital technologies by teachers in an educational context is a recent reality. In recent years, some projects have been developed to improve the quality of teaching through the use of digital technologies in schools, but there is still a lot to be done, mainly in basic education. Thus, the main objective of this work is to verify how is the process of integration of digital technologies in basic education in the city of Praia, as well as to analyze if teachers of basic education use these tools in their practices. Qualitative and quantitative methods guide the research using the online questionnaire survey to collect data. The results show that the teachers of basic education in the city of Praia do not use digital technologies due to the lack of equipment in schools, and when they exist, they are old and outdated, but also because they do not have adequate training.