Aproximar Gerações através das TIC
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
Nos últimos anos, o envelhecimento demográfico, aliado à globalização e à importância das novas tecnologias na sociedade contemporânea, tem sido um assunto de grande relevância, especialmente ao nível da sustentabilidade financeira, do crescimento económico, dos cuidados de saúde, da proteção social e da volatilidade geracional. Numa sociedade, simultaneamente digital e envelhecida, é fundamental estender os benefícios tecnológicos a toda a população, incluindo as pessoas idosas. Assim, é premente informar os cidadãos do potencial das TIC, melhorar as competências digitais, ensinar como utilizar as TIC e os meios de comunicação digitais.
Relações intergeracionais, convivência e solidariedade geracional são outros temas igualmente importantes. O rápido envelhecimento da nossa sociedade aliado às mudanças nas estruturas familiares e à tendência para uma crescente distância geográfica entre os membros da família, perspetiva situações de exclusão social dos idosos e falta de apoio familiar.
O Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações visa precisamente responder aos desafios de uma sociedade europeia envelhecida e reduzir o risco do conflito geracional, alertando para a importância do contributo dos idosos para a sociedade e incentivando a criação de condições necessárias ao envelhecimento ativo e ao reforço da solidariedade entre as gerações.
Face a este panorama é iminente promover o acesso e a participação ativa de pessoas idosas em iniciativas de educação e de aprendizagem intergeracional e ao longo da vida, através da partilha de informação e conhecimento numa perspetiva de preservação da herança cultural pelas tecnologias, de valorização dos mais velhos junto dos mais jovens e da promoção da aprendizagem e da solidariedade intergeracional.
Mas, como melhorar as competências digitais nos idosos? Como envolver gerações diferentes através das tecnologias? O que os jovens e os idosos pensam sobre o assunto? Quais as suas sugestões? Para ajudar a encontrar respostas para tal tipo de questões, fomos ao encontro destes grupos e procurámos saber o que pensam sobre o assunto, quais os seus interesses, necessidades e perspetivas através de questionários e entrevistas de grupo.
Neste poster, apresentamos os resultados do contacto entre grupos geracionais e algumas ideias de como promover a aquisição de competências digitais junto dos idosos envolvendo gerações diferentes; também propomos sugestões de práticas que promovam o diálogo, o relacionamento positivo e a solidariedade entre gerações. Estamos convictos que a colaboração conjunta através das TIC vai permitir que as gerações aprendam umas com as outras e contribuir para o desenvolvimento de novas dinâmicas de aprendizagem intergeracional.