Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura: a monitorização com base no currículo no contexto do modelo de atendimento à diversidade, como forma de identificar alunos em risco
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resumo
Esta comunicação tem por finalidade apresentar resultados de um estudo a decorrer
no ano lectivo 2010/2011 num Agrupamento de Escolas, em Portugal. Considerando que cerca de
80% dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) não progride adequadamente
na leitura (Shaywitz, 2008), pretende-se conhecer o nível de leitura dos alunos do 3º ano, identificar
alunos em risco de desenvolverem DAE na leitura e conhecer também o seu nível de leitura.
Desenvolveu-se uma prova de monitorização com base no currículo, para avaliar a compreensão da
leitura, que se administrou a 82 alunos de seis turmas. Em 33 respostas correctas possíveis a média
obtida foi de 9,44 (DP= 4,03), sendo o valor um o mínimo obtido e o 22 o máximo. Para cada turma
calcularam-se as medidas estatísticas de tendência central e identificaram-se os alunos em risco
(aqueles que obtiveram valores iguais ou abaixo do percentil 20, segundo Busch & Lembke, 2005).
Os 16 alunos em risco obtiveram uma média na prova de 4,31 (DP= 2,02, mínimo=1, máximo=7).
No contexto do Modelo de Atendimento à Diversidade (Correia, 1997), estes alunos devem passar a
usufruir de intervenções de nível II. Sugerem-se, posteriormente, algumas recomendações que
permitem construir pontes para investigações futuras.
Esta comunicação tem por finalidade apresentar resultados de um estudo a decorrer no ano lectivo 2010/2011
num Agrupamento de Escolas, em Portugal. Considerando que cerca de 80% dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) não progride adequadamente na leitura (Shaywitz, 2008), pretende-se conhecer
o nível de leitura dos alunos do 3ºano, identificar alunos em risco de desenvolverem DAE na leitura e conhecer também o seu nível de leitura.