Longe da vista, perto da imaginação: os audioguias na acessibilidade museológica
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A comunicação no âmbito do turismo necessita de ser operacionalizada a partir de uma
perspetiva abrangente que interrelacione a publicitação e a promoção da oferta turística, na linha do
que Chazaud (1997) e Deshayes (2002) defendem. De acordo com o primeiro autor, afigura-se
fundamental desenvolver uma interface entre serviços culturais e visitantes, consideravelmente
significativa no caso do turismo patrimonial e dos museus. Esta interface permite aos visitantes
usufruir da visita, abrangendo, por um lado, a representação técnica de um local ou de um espólio,
como é o caso dos guias humanos, audioguias ou quiosques interativos, e, por outro, a intervenção
de uma variedade de serviços externos (ex.: centros de informação turística, transporte, hotéis e
restaurantes), de modo a criar um produto global que se apresente apelativo aos estes visitantes.
Desta forma, o enfoque desta apresentação será na exploração dos tradicionais audioguias (e
subsequentes atualizações) como recurso tecnológico ao serviço do turismo patrimonial e dos
museus, assim como das suas potencialidades no que se refere não só à concretização da mediação
cultural entre espaço-espólio-visitante, mas também das suas primordiais funções pedagógica e de
vulgarização da linguagem técnica (cf. Deshayes, 2002). Esta abordagem resulta do trabalho de
investigação conduzido aquando da tese de doutoramento (Martins, 2015), que incidiu sobre o
levantamento dos audioguias disponibilizados pelos museus portugueses, e outras instituições afins,
e a análise de uma amostra destes textos a partir de critérios de natureza institucional, técnica,
macroestrutural e microestutural. Com base nos resultados da nossa análise, tornou-se possível
corroborar as funções dos audioguias já enunciadas, assim como o seu papel fundamental na
acessibilidade da generalidade dos visitantes, mas mais particularmente de visitantes estrangeiros,
sem negligenciar os visitantes com deficiência ou incapacidade visual