O papel da supervisão no desenvolvimento de práticas contextualizadas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: relato de experiências da Prática de Ensino Supervisionada
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resumo
Pretendemos relevar alguns aspetos que nos permitiram desenvolver uma formação baseada na pesquisa,
na exploração, na partilha e na reflexão em prol de uma aprendizagem diversificada e enriquecedora
que pensamos ter proporcionado às crianças no decorrer da nossa Prática de Ensino Supervisionada,
desenvolvida em dois contextos distintos, no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do
1.º Ciclo do Ensino Básico. A formação inicial constituiu-se num ponto de partida para a integração no
meio educativo e, consequentemente, com os diferentes intervenientes do processo educativo. Todos os
atos educativos, vivenciados em contexto, transformaram-se em aprendizagens sustentadas num trabalho
de equipa bem explorado, refletido e partilhado, onde procurávamos potenciar a interação e a promoção
de uma aprendizagem ativa, dinâmica e significativa com as crianças. Aspetos como a cooperação e a
supervisão foram determinantes para a nossa prática educativa. Tivemos a oportunidade de conhecer e
acompanhar cada criança no seu processo de aprendizagem e de estabelecermos uma relação de colaboração e partilha. Com o intuito de dar a conhecer as dinâmicas que fomos desenvolvendo, partilhamos algumas experiências de aprendizagem efetivadas nos dois contextos de estágio e que nos permitiram explorar aspetos determinantes para um bom desenvolvimento da criança a nível pessoal e social.