Avaliação global da cooperação na formação de educadores e professores do 1.º CEB
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No contexto da Educação, a cooperação consiste na capacidade de operacionalizar em conjunto conhe- cimentos, atitudes e habilidades com vista à realização de um fim comum, maximizando as potencia- lidades de cada indivíduo de forma duradoura e equilibrada. São múltiplas as vantagens do trabalho colaborativo. Nesta linha, constitui-se como objetivo central desta comunicação apresentar os resul- tados da aplicação da Escala de Avaliação Global da Cooperação (EAGC) junto de uma amostra aleatória de estudantes do ensino superior português (Licenciatura de Educação Básica e Mestrados que habilitam para a docência). A EAGC é uma escala de auto-registo de resposta fechada tipo Likert de cinco pontos (1- nunca, 2- raramente, 3- algumas vezes, 4- frequentemente, 5- sempre) composta por nove itens. A EAGC foi administrada online no ano letivo de 2019/2020 com disponibilidade do questionário por link aos potenciais respondentes que aderiram ao estudo de forma voluntária. Os dados obtidos centram-se nos valores de: 1. Trabalho em equipa e colaboração com os colegas; 2. Perspetiva sobre o contributo da cooperação no que respeita ao desenvolvimento de novas ideias; 3. Sentimento sobre a importância do trabalho em grupo para cada um; 4. Comparação entre gosto de trabalho grupal versus individual; 5. Apreciação do trabalho em equipa, sobretudo pelos momentos que proporciona; 6. Trabalho de Grupo e fortalecimento de relações entre colegas; 7. Contributo do trabalho de grupo para frequência da vida académica; 8. Avaliação grupal versus avaliação individual; e 9. Relação entre trabalho em grupo e rendimento. O tratamento quantitativo da informação, bem como a sua análise estatística, teve como suporte os softwares IBM SPSS Statistics (version 23) e R, tendo sido respeitada a confidencialidade e o anonimato dos inquiridos. Foram ainda utilizadas variáveis sociodemográficas que se afiguraram promissoras na interpretação e discussão dos dados.