Avaliação da eficácia organizacional das escolas superiores agrárias portuguesas
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Os institutos politécnicos com ensino superior agrário encontram-se dispersos por todo o território nacional. Com esta distribuição geográfica pretendeu-se imprimir uma nova dinâmica aos territórios nos quais foram implantados. Mas, coloca-se a questão: será que as escolas superiores agrárias responsáveis, nestas instituições, pelo ensino das ciências agrárias têm vindo a cumprir a sua missão com eficácia? Esta comunicação visa responder a esta questão. Para isso, apresentam-se os resultados da avaliação destas unidades orgânicas no que diz respeito à eficácia organizacional. Os resultados foram obtidos a partir de 63 indicadores que permitem avaliar 3 domínios de eficácia, nomeadamente, o domínio académico, o domínio da motivação e o domínio da adaptação externa.
Em 2005 procedeu-se à recolha dos dados com recurso a um inquérito administrado, directamente, aos presidentes e vice-presidentes das escolas superiores agrárias. O inquérito foi enviado por correio electrónico ao universo em estudo para que todos tivessem a mesma oportunidade de responder. Os resultados, medidos numa escala de Likert que varia de 1 (nada importante) a 5 (muito importante), revelam níveis de eficácia globalmente aceitáveis. No domínio académico e no domínio da motivação esses níveis correspondem, respectivamente, a 3,08 e 2,95. O nível de eficácia é mais elevado no domínio da adaptação externa (3,77). De alguma forma, este facto pode ser explicado pela natureza dos subsistemas de ensino superior, nos quais estas unidades orgânicas estão integradas. Igualmente, pode-se afirmar que estas unidades orgânicas poderão vir a contribuir, de forma ainda mais activa, para a dinâmica dos territórios. Para isso, não deverão perder de vista aquele que deve continuar a ser o seu principal objectivo – a procura da excelência.
Os institutos politécnicos com ensino superior agrário encontram-se dispersos por todo o território nacional. Com esta distribuição geográfica pretendeu-se imprimir uma nova dinâmica aos territórios nos quais foram implantados. Mas, coloca-se a questão: será que as escolas superiores agrárias responsáveis, nestas instituições, pelo ensino das ciências agrárias têm vindo a cumprir a sua missão com eficácia? Esta comunicação visa responder a esta questão. Para isso, apresentam-se os resultados da avaliação destas unidades orgânicas no que diz respeito à eficácia organizacional. Os resultados foram obtidos a partir de 63 indicadores que permitem avaliar 3 domínios de eficácia, nomeadamente, o domínio académico, o domínio da motivação e o domínio da adaptação externa.
Em 2005 procedeu-se à recolha dos dados com recurso a um inquérito administrado, directamente, aos presidentes e vice-presidentes das escolas superiores agrárias. O inquérito foi enviado por correio electrónico ao universo em estudo para que todos tivessem a mesma oportunidade de responder. Os resultados, medidos numa escala de Likert que varia de 1 (nada importante) a 5 (muito importante), revelam níveis de eficácia globalmente aceitáveis. No domínio académico e no domínio da motivação esses níveis correspondem, respectivamente, a 3,08 e 2,95. O nível de eficácia é mais elevado no domínio da adaptação externa (3,77). De alguma forma, este facto pode ser explicado pela natureza dos subsistemas de ensino superior, nos quais estas unidades orgânicas estão integradas. Igualmente, pode-se afirmar que estas unidades orgânicas poderão vir a contribuir, de forma ainda mais activa, para a dinâmica dos territórios. Para isso, não deverão perder de vista aquele que deve continuar a ser o seu principal objectivo – a procura da excelência.
Polytechnic institutes with agrarian higher education are spread over national territory. This geographic distribution intends to produce a new dynamic to the territories where they are implanted. Within these institutions, the agrarian schools are responsible for the training of agrarian sciences. The addressed question is: Are the agrarian schools fulfilling their mission with effectiveness? This communication intends to answer the question. For this purpose, the results of an evaluation of organizational effectiveness in these organic units are presented. The results were obtained from 63 indicators that allow assessing 3 domains of effectiveness, namely, the academic, motivational and external adaptation domain.
In 2005, the collection of data was prepared through an inquiry applied directly to the presidents and vice-presidents of the agrarian schools. The inquiry was sent by e-mail to the population in study so that all had the same chance to answer. The results, measured in a scale of Likert that varies from 1 (nothing important) to 5 (very important), reveal globally acceptable effectiveness levels. In the academic and motivational domain those levels match, respectively, 3.08 and 2.95. The effectiveness level is higher in the external adaptation domain (3.77). This fact can be explained by the higher education subsystems nature in which these organic units are integrated. It can be affirmed that these organic units will be able to contribute in an even more active way for the dynamics of their territories. For that, they must continue pursuing their main objective - the search of the excellence.