Mestrado em Educação Ambiental em São Tomé e Príncipe: uma análise reflexiva Conference Paper uri icon

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  • A Educação Ambiental (EA) pretende promover mudanças nos cidadãos para que desenvolvam consciência ecológica e competências que lhes permitam intervir na sociedade, fomentando a democracia, a solidariedade e a cooperação intra e intergeracional numa perspetiva do desenvolvimento sustentável. A realização, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, do Mestrado em Educação Ambiental em São Tomé e Príncipe pretendeu ir ao encontro desses objetivos e formar técnicos e educadores ambientais de nível superior num país cujo território e recursos naturais desempenham papéis marcantes da sua identidade e são determinantes para o seu futuro. A adesão à formação de professores de vários níveis de ensino e de quadros técnicos de diversas instituições, nomeadamente do Ministério do Ambiente e do Ministério de Agricultura e Pescas, constituiu uma oportunidade para o desenvolvimento profissional desses quadros. O plano de estudos do curso encontrava-se organizado em três semestres (um ano e meio), incluindo, no segundo ano, a elaboração de um trabalho de investigação numa das seguintes modalidades: dissertação, trabalho de projeto ou estágio. Esta comunicação resulta de um estudo em que se fez uma análise reflexiva sobre os trabalhos desenvolvidos no referido mestrado. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que se debruçou sobre os trabalhos elaborados e em que se realizou a sua análise de conteúdo. Verificou-se que, dos dezasseis trabalhos, um correspondeu a relatório de estágio, outro a trabalho de projeto e os restantes a dissertações sobre temáticas diversificadas de EA. De referir, em particular, as temáticas de EA em contextos formais, nomeadamente nas escolas dos vários níveis de ensino, por muitos formandos serem professores. Outra particularidade foi a opção por questões da EA associadas à problemática dos resíduos e do abastecimento de água, dois dos principais problemas a nível ambiental em STP. Também foram investigadas temáticas relacionadas com a conservação da natureza. Os resultados permitem ainda afirmar que os mestrandos fizeram a ligação entre as temáticas que investigaram e a realidade do país, o que pode significar o seu envolvimento como profissionais de EA em setores estratégicos e com relevância para o desenvolvimento sustentável. Pode concluir-se, assim, que esta aposta formativa se constituiu como uma mais-valia, pelo que se recomenda a continuidade da formação.
  • A Educação Ambiental (EA) pretende promover mudanças nos cidadãos para que desenvolvam consciência ecológica e competências que lhes permitam intervir na sociedade, fomentando a democracia, a solidariedade e a cooperação intra e intergeracional numa perspetiva do desenvolvimento sustentável. A realização, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, do Mestrado em Educação Ambiental em São Tomé e Príncipe pretendeu ir ao encontro desses objetivos e formar técnicos e educadores ambientais de nível superior num país cujo território e recursos naturais desempenham papéis marcantes da sua identidade e são determinantes para o seu futuro. A adesão à formação de professores de vários níveis de ensino e de quadros técnicos de diversas instituições, nomeadamente do Ministério do Ambiente e do Ministério de Agricultura e Pescas, constituiu uma oportunidade para o desenvolvimento profissional desses quadros. O plano de estudos do curso encontrava-se organizado em três semestres (um ano e meio), incluindo, no segundo ano, a elaboração de um trabalho de investigação numa das seguintes modalidades: dissertação, trabalho de projeto ou estágio. Esta comunicação resulta de um estudo em que se fez uma análise reflexiva sobre os trabalhos desenvolvidos no referido mestrado. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que se debruçou sobre os trabalhos elaborados e em que se realizou a sua análise de conteúdo. Verificou-se que, dos dezasseis trabalhos, um correspondeu a relatório de estágio, outro a trabalho de projeto e os restantes a dissertações sobre temáticas diversificadas de EA. De referir, em particular, as temáticas de EA em contextos formais, nomeadamente nas escolas dos vários níveis de ensino, provavelmente por muitos formandos serem professores. Outra particularidade foi a opção por questões da EA associadas à problemática dos resíduos e do abastecimento de água, talvez pelo facto de estes serem dos principais problemas a nível ambiental em STP. Também foram investigadas temáticas relacionadas com a conservação da natureza. Os resultados permitem ainda afirmar que os mestrandos fizeram a ligação entre as temáticas que investigaram e a realidade do país, o que pode significar o seu envolvimento como profissionais de EA em setores estratégicos e com relevância para o desenvolvimento sustentável. Pode concluir-se, assim, que esta aposta formativa se constituiu como uma mais-valia, embora se considere a necessidade continuidade.

publication date

  • January 1, 2018