Mestrado em Educação Ambiental em São Tomé e Príncipe: uma análise reflexiva
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
A Educação Ambiental (EA) pretende promover mudanças nos cidadãos para que
desenvolvam consciência ecológica e competências que lhes permitam intervir na
sociedade, fomentando a democracia, a solidariedade e a cooperação intra e intergeracional
numa perspetiva do desenvolvimento sustentável. A realização, pela Escola
Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, do Mestrado em Educação
Ambiental em São Tomé e Príncipe pretendeu ir ao encontro desses objetivos e formar
técnicos e educadores ambientais de nível superior num país cujo território e recursos
naturais desempenham papéis marcantes da sua identidade e são determinantes para o seu
futuro. A adesão à formação de professores de vários níveis de ensino e de quadros técnicos
de diversas instituições, nomeadamente do Ministério do Ambiente e do Ministério de
Agricultura e Pescas, constituiu uma oportunidade para o desenvolvimento profissional
desses quadros. O plano de estudos do curso encontrava-se organizado em três semestres
(um ano e meio), incluindo, no segundo ano, a elaboração de um trabalho de investigação
numa das seguintes modalidades: dissertação, trabalho de projeto ou estágio. Esta
comunicação resulta de um estudo em que se fez uma análise reflexiva sobre os trabalhos
desenvolvidos no referido mestrado. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa
que se debruçou sobre os trabalhos elaborados e em que se realizou a sua análise de
conteúdo. Verificou-se que, dos dezasseis trabalhos, um correspondeu a relatório de
estágio, outro a trabalho de projeto e os restantes a dissertações sobre temáticas
diversificadas de EA. De referir, em particular, as temáticas de EA em contextos formais,
nomeadamente nas escolas dos vários níveis de ensino, por muitos formandos serem
professores. Outra particularidade foi a opção por questões da EA associadas à
problemática dos resíduos e do abastecimento de água, dois dos principais problemas a
nível ambiental em STP. Também foram investigadas temáticas relacionadas com a
conservação da natureza. Os resultados permitem ainda afirmar que os mestrandos fizeram
a ligação entre as temáticas que investigaram e a realidade do país, o que pode significar o
seu envolvimento como profissionais de EA em setores estratégicos e com relevância para
o desenvolvimento sustentável. Pode concluir-se, assim, que esta aposta formativa se
constituiu como uma mais-valia, pelo que se recomenda a continuidade da formação.
A Educação Ambiental (EA) pretende promover mudanças nos cidadãos para que
desenvolvam consciência ecológica e competências que lhes permitam intervir na
sociedade, fomentando a democracia, a solidariedade e a cooperação intra e intergeracional
numa perspetiva do desenvolvimento sustentável. A realização, pela Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Bragança, do Mestrado em Educação Ambiental em
São Tomé e Príncipe pretendeu ir ao encontro desses objetivos e formar técnicos e
educadores ambientais de nível superior num país cujo território e recursos naturais
desempenham papéis marcantes da sua identidade e são determinantes para o seu futuro. A
adesão à formação de professores de vários níveis de ensino e de quadros técnicos de
diversas instituições, nomeadamente do Ministério do Ambiente e do Ministério de
Agricultura e Pescas, constituiu uma oportunidade para o desenvolvimento profissional
desses quadros. O plano de estudos do curso encontrava-se organizado em três semestres
(um ano e meio), incluindo, no segundo ano, a elaboração de um trabalho de investigação
numa das seguintes modalidades: dissertação, trabalho de projeto ou estágio. Esta
comunicação resulta de um estudo em que se fez uma análise reflexiva sobre os trabalhos
desenvolvidos no referido mestrado. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa
que se debruçou sobre os trabalhos elaborados e em que se realizou a sua análise de
conteúdo. Verificou-se que, dos dezasseis trabalhos, um correspondeu a relatório de
estágio, outro a trabalho de projeto e os restantes a dissertações sobre temáticas
diversificadas de EA. De referir, em particular, as temáticas de EA em contextos formais,
nomeadamente nas escolas dos vários níveis de ensino, provavelmente por muitos
formandos serem professores. Outra particularidade foi a opção por questões da EA
associadas à problemática dos resíduos e do abastecimento de água, talvez pelo facto de
estes serem dos principais problemas a nível ambiental em STP. Também foram
investigadas temáticas relacionadas com a conservação da natureza. Os resultados
permitem ainda afirmar que os mestrandos fizeram a ligação entre as temáticas que
investigaram e a realidade do país, o que pode significar o seu envolvimento como
profissionais de EA em setores estratégicos e com relevância para o desenvolvimento
sustentável. Pode concluir-se, assim, que esta aposta formativa se constituiu como uma
mais-valia, embora se considere a necessidade continuidade.