Síntese e caracterização de catalisadores de níquel e ferro suportados em alumina e em zeólitos Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O presente trabalho teve como principal objetivo sintetizar catalisadores de Ni e Fe, utilizando o método de impregnação húmida (IU) e/ou co-precipitação (CO). Foram sintetizados 8 catalisadores: Ni/Al 2 O 3 (IU), Ni-Fe/Al 2 O 3 (IU), Ni-Fe/Al 2 O 3 (CO), Ni-Fe-Al(CO), Ni/HMFI-90(IU), Ni-Fe/HMFI-90(IU), Ni/HBeta-150(IU) e Ni-Fe/H-Beta- 150(IU). Os catalisadores foram tratados termicamente (calcinação) a 800 °C por 3 h, e caracterizados por análise de FTIR e DRX, a fim de identificar estruturas. Os resultados indicaram a formação de óxidos e óxidos mistos de metais (espinélios), os quais fornecem estabilidade térmica e química para o conjunto suporte e partículas ativas. A produção desses óxidos dispersos por todo o suporte apresentaram rendimento mássico superior a 80% para todos os catalisadores. Para o catalisador Ni/Al 2 O 3 sintetizado por impregnação húmida obteve-se rendimento de 88%. Para o mesmo tipo de catalisador (Ni-Fe/Al 2 O 3 ), sintetizado pelos dois métodos, pelo método de impregnação húmida obteve-se um rendimento de 86% enquanto que por co-precipitação o rendimento foi de 83%. Ambos os processos apresentaram rendimentos similares, contudo a impregnação húmida revelou ser o método mais viável, pois requer menor número de etapas para operacionalização e menor gasto de reagentes. Os zeólitos apresentaram altos rendimentos na sua impregnação com óxidos metálicos, todos com rendimento superior a 88%, o que configura que possuem estruturas seletivas para as partículas metálicas depositadas. O catalisador Ni-Fe-Al, ainda que não possuisse suporte definido formou óxidos e seu rendimento foi de 90%, contudo foi possível observar na análise de DRX picos com a base alargada e picos deslocados.
  • Projeto “PLASTIC_TO_FUEL&MATs - Produção de combustíveis e nanomateriais de carbono na valorização de resíduos plásticos”, com a referência POCI-01-0145- FEDER-031439, através do Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização, apoiado pelo Programa Regional Europeu Fundo de Desenvolvimento (FEDER); Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT,Portugal) e ao FEDER, sob o Programa PT2020, pelo apoio financeiro ao CIMO (UIDB/00690/2020).

data de publicação

  • janeiro 1, 2021