Caracterização cinemática do movimento básico de hidroginástica "polichinelo" a diferentes ritmos de execução
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O estudo teve como objectivo analisar as relações entre a cadência musical e as
características cinemáticas de um movimento básico de Hidroginástica. Cinco mulheres jovens com
pelo menos um ano de experiência na condução de aulas de Hidroginástica foram filmadas no plano
sagital por um par de câmaras, permitindo uma projecção dupla e simultânea de imagens
(superfície e subaquática). As mesmas foram obtidas durante a execução do movimento básico
“Polichinelo” ao longo de 5 patamares com intensidade crescente (120 b.min-1, 135 b.min-1, 150
b.min-1, 165 b.min-1, 180 b.min-1). Verificou-se uma diminuição do período de ciclo ao longo do
protocolo incremental. A cadência musical apresentou uma relação significativa com o
deslocamento vertical do centro de massa e da mão. O incremento da cadência induziu um aumento
da velocidade lateral do pé. Desta forma, sujeitos experientes na execução do exercício básico de
Hidroginástica “Polichinelo” parecem aumentar a velocidade de execução para assim manter o
deslocamento dos segmentos inferiores (i.e., pés) com ênfase nos movimentos latero-mediais. No
entanto, a mesma opção não se verifica relativamente ao centro de massa e para os segmentos
superiores (i.e., mãos) com ênfase na componente vertical onde o deslocamento é diminuído com o
intuito de manter a sincronização do movimento com a cadência musical