As perceções das crianças sobre as questões de género
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resumo
As questões de género, no nosso entender, são muito importantes e devem ser abordadas desde cedo, iniciando essa abordagem logo na Educação Pré-Escolar. Desde pequenas as crianças começam a compreender as suas diferenças anatómicas, sendo que, em contexto familiar, escolar e através da comunicação social, procuram informação sobre os comportamentos considerados adequados ao seu sexo. Nesta linha de pensamento é importante perceber a importância dos educadores e professores como mediadores da aprendizagem e desenvolvimento. Entendemos que cabe aos profissionais de educaçãodesenvolverumaatitudeafirmativafaceàsquestõesdegénero,promovendoasaprendizagens deumaformalúdica,motivadoraecriativa,paraqueascriançascresçamcomvaloresqueaspreparem para uma vida em comum, numa sociedade de homens e mulheres. Este facto levou-nos a enveredar por uma análise crítica e reflexiva, de modo a que fosse possível desenvolver a ação pedagógica, em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, numa lógica de promoção e vivência da cidadania, contribuindo,assim,paraaigualdadeentregéneros.Paraarealizaçãodoestudo,procuramosorientara açãoeducativaparapráticasquenospermitissemdarrespostaàquestãoproblema:Quaisasperceções das crianças sobre as questões de género? Para dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos)conhecer as perceções das crianças sobre as questões de género ii)Perceber se a família e a escola são responsáveis pela perpetuação de estereótipos de género iii) Analisar os processos associados àconstruçãoidentitáriadegénero,emcontextodeEducaçãoPré-Escolariv)Perceber de que forma as questões de género estão presentes no quotidiano dos futuros adultos. Para que fosse possível recolher os dados para a nossa investigação selecionamos um conjunto de técnicas e de instrumentos de recolha de dados .Forameles:observaçãoparticipante,notasdecampo,registosfotográficoseentrevista.Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo. Os dados recolhidos parecem apontar para existência de conceções estereotipadas sobre o género que podem condicionar a criança e o modo como, em adulto, a mesma assumirá os seus papéis pessoais, sociais e profissionais.
As questões de género, no nosso entender, são muito importantes e devem ser abordadas desde cedo, iniciando essa abordagem logo na Educação Pré-Escolar. Desde pequenas as crianças começam a compreender as suas diferenças anatómicas, sendo que, em contexto familiar, escolar e através da comunicação social, procuram informação sobre os comportamentos considerados adequados ao seu sexo. Nesta linha de pensamento é importante perceber a importância dos educadores e professores como mediadores da aprendizagem e desenvolvimento. Entendemos que cabe aos profissionais de educaçãodesenvolverumaatitudeafirmativafaceàsquestõesdegénero,promovendoasaprendizagens deumaformalúdica,motivadoraecriativa,paraqueascriançascresçamcomvaloresqueaspreparem para uma vida em comum, numa sociedade de homens e mulheres. Este facto levou-nos a enveredar por uma análise crítica e reflexiva, de modo a que fosse possível desenvolver a ação pedagógica, em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, numa lógica de promoção e vivência da cidadania, contribuindo,assim,paraaigualdadeentregéneros.Paraarealizaçãodoestudo,procuramosorientara açãoeducativaparapráticasquenospermitissemdarrespostaàquestãoproblema:Quaisasperceções das crianças sobre as questões de género? Para dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: i) conhecer as perceções das crianças sobre as questões de género, ii) Perceber se a família e a escola são responsáveis pela perpetuação de estereótipos de género, iii) Analisar os processos associados à construção identitária de género, em contexto de Educação Pré-Escolar, e iv) Perceber de que forma as questões de género estão presentes no quotidiano dos futuros adultos. Para que fosse possível recolher os dados para a nossa investigação selecionamos um conjunto de técnicas e de instrumentos de recolha de dados. Foram eles: observação participante, notas de campo, registos fotográficos e entrevista. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo. Os dados recolhidos parecem apontar para existência de conceções estereotipadas sobre o género que podem condicionar a criança e o modo como, em adulto, a mesma assumirá os seus papéis pessoais, sociais e profissionais.