Ambiente virtual classroom no ensino superior: um estudo de caso Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Na última década, as redes sociais proliferaram e, tanto a nível pessoal, como a nível profissional, têm vindo a influenciar significativamente as pessoas independentemente da sua idade, género, raça ou status social. A reflexão sobre a utilização destas em contexto escolar e as suas potencialidades a vários níveis (motivação, ensino e aprendizagem, comunidades de práticas e interação entre os pares, entre outros níveis) não podem ser descuradas na sociedade digital em que vivemos. Neste contexto, este trabalho pretende apresentar a utilização da aplicação Google “Classroom” em contexto escolar, por um professor do ensino superior, num Curso Técnico Superior Profissional no ano letivo 2018-2019, de uma escola superior de educação do nordeste transmontano de Portugal. A operacionalização deste estudo baseou-se essencialmente numa análise de conteúdo das interações e do tipo de funcionalidades que a aplicação possibilita, com vista a relatar e discutir o uso desta como uma plataforma de ensino e de aprendizagem e compreender a forma como esta pode integrar-se no processo ensino e de aprendizagem e no desenvolvimento das relações entre professor-aluno e aluno-aluno. As várias ferramentas disponíveis na aplicação permitiram a criação de turmas, o lançamento de comunicados ou avisos, a configuração de mecanismos de avaliação e de reflexão sobre trabalhos de alunos, para além da associação a outras aplicações como Google Drive para estender as funcionalidades, entre outros serviços desta ferramenta. Mas adequar-se-á esta ferramenta aos requisitos de um Curso Técnico Superior Profissional do Ensino Superior? Geralmente, podemos afirmar que a aplicação Google Classroom disponibiliza funcionalidades que favorecem um maior e melhor envolvimento de professores e alunos no processo de ensino e de aprendizagem, estimulando a interação entre professor e alunos. Contudo, não há propriamente uma funcionalidade que se tenha destacado para além da integração das diversas funcionalidades disponíveis nas diversas aplicações Google.
  • No presente estudo de caso apresenta-se a utilização da aplicação Google Classroom em contexto escolar, por um professor do ensino superior, num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) no ano letivo 2018-2019. A operacionalização deste estudo baseou-se essencialmente numa análise de conteúdo das interações e do tipo de funcionalidades que a aplicação possibilita, com vista a relatar e discutir o uso desta como uma plataforma de aprendizagem e compreender a forma como esta pode integrar-se no processo ensino e de aprendizagem e no desenvolvimento das relações entre professor-aluno e aluno-aluno. Mas adequar-se-á esta ferramenta aos requisitos de um CTeSP? Geralmente, podemos afirmar que a aplicação Google Classroom disponibiliza funcionalidades que favorecem um maior e melhor envolvimento de professores e alunos no processo de ensino e de aprendizagem, estimulando a interação entre ambos. Contudo, não há propriamente uma funcionalidade que se tenha destacado além da integração das funcionalidades disponíveis nas aplicações Google.

data de publicação

  • janeiro 1, 2020